“ Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti; que me hás de respeitar, que para algum desses aventureiros” (D. João VI ) Dita pelo Rei a D. Pedro antes de proclamar a Independência do Brasil, de Portugal em 1822.
AVENTUREIROS
As palavras de D. João VI parafraseadas para a atualidade política de Bragança Paulista, soa como um alerta às lideranças locais. Em 2024 teremos eleições municipais, o que também representa uma oportunidade aos aventureiros. A família Chedid, que lidera a região há 54 anos, tem know how que se aperfeiçoa com o avanço socioeconômico e cultural da cidade. Tem herdeiros formados no estilo político que a população aprovou inúmeras vezes, tanto para a prefeitura, quanto à Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Tivemos ao longo do tempo o patriarca da família, Hafiz Abi Chedid, que foi prefeito e vereador e revolucionou Bragança em todos os setores, principalmente na educação, abastecimento de água, saneamento e infraestrutura; a cidade também elegeu Nabi Abi Chedid deputado estadual, que cumpriu 10 mandatos; elegeu Jesus Chedid por cinco mandatos como prefeito municipal e o deputado estadual Edmir Chedid que cumpre atualmente seu oitavo mandato consecutivo.
Fora desse quadro, pensando em eleições e em Bragança Paulista, não vemos horizonte de oposição, a não ser os franguinhos de jacá que cacarejam para ocupar espaço na mídia, mas não tem know how e nem popularidade para se opor politicamente e vencer uma eleição majoritária.
No passado recente ainda havia oposição aos Chedids, representada por políticos de peso e qualidade como foi o saudoso Dr. José Eduardo Suppioni de Aguirre e José de Lima, que foi prefeito por três mandatos, e atualmente se dedica exclusivamente à vida empresarial. Porém nenhum deles formou uma liderança para sucedê-los.
Esse vácuo de liderança de oposição abre espaço para os oportunistas e aventureiros, como ocorreu no passado recente e de triste memória.
O prefeito Amauri Sodré, sucessor natural de Jesus Chedid, tem pela frente mais 20 meses de governo. Governo que cumpre o plano de trabalho urdido para o mandato de ambos, porém sem a presença de Jesus e seu peculiar estilo de executar o planejado. O estilo de Amauri é fiel ao de Jesus e busca cumprir o que o plano de governo estipulou em 2020, com o apoio forte do deputado Edmir Chedid (União Brasil) na obtenção de recursos e benefícios para todos os setores.
Ainda é muito cedo para declinar nomes para completar uma chapa de cabeceira do partido União Brasil e coligados para as eleições de 2024. Talvez seja o partido que mais tenha nomes com prestígio político, capacidade e conhecimento para administrar uma cidade do porte e necessidades de Bragança Paulista. Pelo menos até agora isso não se percebe nas pessoas ditas de oposição que frequentam as redes sociais mais para maldizer, fazer fofocas do que propostas.
Não se trata aqui de menosprezar qualquer outro aspirante a político que queira disputar a Prefeitura em 2024, o que é direito constitucional de qualquer cidadão ou cidadã.
Se revermos o histórico das últimas eleições, a qualidade política e administrativa dos então candidatos derrotados, reflete o perigo que representa a Prefeitura de Bragança ser usada como laboratório experimental de vaidades e ambições por um zé ruela qualquer que, se vencer as eleições na conversa doce ou ideológica, que por sinal não significa capacidade administrativa exigida pela realidade e complexidade de governar a cidade, Bragança poderá ser destruída novamente como o PT o fez no período de 2012 a 2016. Por isso, o eleitorado bragantino terá um desafio maior em 2024 ao analisar candidatos e propostas. Se errar, iremos regredir e viver em ruínas novamente.
FESTA DO PEÃO
Tirando furtos, assaltos, preços abusivos, a Festa do Peão deste ano foi um sucesso.
SECRETARIAS
Algumas secretarias precisam coordenar melhor as emergências de manutenção das vias públicas, principalmente a de Serviços e Mobilidade. Um simples exemplo: durante uma semana a cratera de pelo menos um metro quadrado por 30 de profundidade reinou no final da rua do Mercado bem no acesso ao Largo das Pedras. Impossível alguém da Prefeitura não ter passado pelo local durante a semana, considerando que é rota para muita gente que trabalha no Paço Municipal.
ROTATÓRIA DO TASCA
As obras de reordenamento do tráfego entre a Av. dos Imigrantes e o acesso à Av. Plínio Salgado seguem lentamente. A dificuldade maior é a falta de sinalização para quem trafega sentido Rodovia Capitão Bardoíno-cidade. Ao chegarem no cruzamento com a Imigrantes os motoristas sem noção, com destino ao Lavapés, formam fila dupla à direita, obstruindo os motoristas que seguem para sentido Taboão. Nos horários de pico há demora de desobstrução de até 15 minutos. Está na hora da Mobilidade enxergar esse pequeno detalhe que está enchendo o saco e a paciência de todo mundo.
REFLEXÃO : Salmos 19:1-14
1 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!