BOM COMEÇO (I)
Uma vitória no início de qualquer competição é importante para qualquer equipe, especialmente no Campeonato Estadual mais badalado do País. A vitória do Bragantino frente ao Corinthians foi merecida, pois jogou melhor, teve chances até mesmo de golear, mas ficou no 1 x 0. Quem prestar atenção nos integrantes do grupo do Massa Bruta, vai ver que outros dois integrantes, Botafogo e Santos, também venceram. Ou seja, briga boa em busca de duas vagas para a fase seguinte.
BOM COMEÇO (II)
Bom destacar as estreias de Juninho Capixaba (ótimo jogador) e Matheus Fernandes (que busca encontrar o futebol que o consagrou no Palmeiras), além do técnico Pedro Caixinha, que estiveram bem. Taticamente, o treinador português demonstrou conhecer do ofício, e o que se espera é que nos próximos compromissos continue a alterar o esquema de jogo, quando necessário, assim como fez no segundo tempo diante do Timão.
BOM COMEÇO (III)
Dois bons jogadores, os laterais Aderlan e Luan Cândido, que não tinham ‘sombra’ no ano passado, ou seja, eram donos absolutos das posições, iniciaram a partida no banco. Em campo, Andrés Hurtado e Juninho Capixaba foram muitíssimo bem, o que deve provocar uma briga boa pela titularidade.
MAU COMEÇO
O mesmo problema que o Bragantino mostrou durante todo o ano de 2022, parece ter sido carregado para 2023: excesso de gols perdidos. Contra o Corinthians foram pelo menos 4, que poderiam resultar em goleada. Algo precisa ser corrigido e, com certeza, a vinda de dois atacantes poderiam ajudar o time e o técnico.
FORAM BEM
Figuras apagadas no ano passado, Sorriso e Praxedes foram bem e passaram a impressão de que houve mudança no comportamento tático de ambos. Isso é positivo se nas próximas partidas atuarem com a vontade demonstrada. O zagueiro Natan, sempre muito criticado por esta coluna, talvez tenha realizado sua melhor apresentação. Mas precisa treinar muito as saídas de bola. Erra muito e às vezes arma contra-ataques para o goleiro Cleiton.
BONS TEMPOS
Quem parece ter voltado aos bons tempos é Artur, que fez um partidaço diante do Timão. No ano passado, depois de voltar de um longo período no Departamento Médico, não conseguiu jogar bem. Iniciou 2023 com o pé direito, embora use mais o esquerdo, e a recusa em se transferir para o Catar parece ter lhe feito bem.
DIFÍCIL
Amanhã, pela segunda rodada, o time de Caixinha terá uma parada indigesta: o São Bernardo, que estreou aplicando um ‘clássico’ 3 x 0 na Inter de Limeira. O Tigre do ABC tem dois jogadores que foram importantes para o Bragantino em 2018, quando o time chegou à Série B do Brasileiro: o goleiro Alex Alves e o meia Vitinho Mesquita. No caso de Alex, ganhou as manchetes por todo o Brasil por ficar muitos jogos sem sofrer gols no Brasileirão Série D, que o São Bernardo se sagrou campeão.
COPINHA
O Sub-20 do Massa Bruta, comandado pelo técnico Artur Itiro, faz brilhante campanha na Copa SP, a chamada Copinha. Hoje estará em campo, diante do América-MG, em busca de vaga nas quartas-de-final. A vítima no domingo foi o Botafogo do Rio de Janeiro.
JOGARAM NADA
Os ‘grandes’ Palmeiras, São Paulo e Corinthians não jogaram nada na estreia do Paulista. Os ‘especialistas’ da crônica esportiva usaram da surrada desculpa de que trata-se apenas da primeira rodada. Antigamente diziam que os times não tinham tido tempo de realizar a pré-temporada. Agora esse argumento não vale mais. A bem da verdade, os três jogaram muito mal.