COMO ASSIM?
Na entrevista coletiva que deu na sexta-feira (6), a primeira no comando do Bragantino, o técnico português Pedro Caixinha, numa das respostas, disse que estava satisfeito com o elenco. Em seguida, disparou: “ainda aguardo reforços e nosso diretor está trabalhando nesse sentido”. Como assim? Está satisfeito mas espera por reforços? Cobrado sobre que jogadores precisa, desconversou.
ESTREIA
O Bragantino, sem o seu capitão Léo Ortiz, estreia domingo no Nabizão, quando recebe o Corinthians, às 16 horas, com transmissão ao vivo pela TV. Como tem menos de 10 dias no comando da equipe, Caixinha certamente deverá partir da estrutura deixada por Maurício Barbieri, mexendo o menos possível. A expectativa fica por conta das três novas contratações: se já serão titulares, se entram no decorrer dos 90 minutos ou se não entram: o lateral/meia Juninho Capixaba, o volante Matheus Fernandes e o goleador uruguaio, Thiago Borbas.
QUEM COMEÇA?
Se o novo técnico utilizar a mesma base deixada por Barbieri, uma provável equipe que começa jogando por formar com: Cleiton; Aderlan; Kevin Lomónaco; Natan e Luan Cândido (Juninho Capixaba); Raul, Eric Ramires (Matheus Fernandes) e Lucas Evangelista; Artur, Alerrandro e Sorriso. Ou, como opção tática, começar com Capixaba ou Matheus no meio e tirar Sorriso. Salvo aquelas surpresas que só as comissões técnicas do Bragantino são capazes de produzir, o time não vai fugir muito do citado.
ESTALEIRO
Dois titulares absolutos até o ano passado, o zagueirão Léo Ortiz, também capitão do time, e o atacante Helinho, ficam de fora. Ambos estão no estaleiro desde o final de 2022. O zagueiro, inclusive, passou por intervenção cirúrgica.
NA TORCIDA
Pelo menos neste novo ano, diferentemente dos anteriores, fica a torcida para que o atacante Alerrandro não faça sua estreia na nova temporada e, logo em seguida, vá para a enfermaria. Desde 2020 essa tem sido a tônica em relação ao atacante.
PLANTEL
Coleguinhas da imprensa pouco afeitos à língua pátria, precisam estudar mais. A maioria, ao se referir ao elenco dos clubes, insiste em utilizar o termo Plantel. Como nos ensinam os bons dicionários, o significado de Plantel é: grupo de animais de raça, de boa qualidade, especialmente bovinos e equinos, reservados para a reprodução. Ou ainda, qualquer lote de animais, especialmente os de boa qualidade. Que tal adotar – elenco – doravante?
CLUBES
Quem gastar algum tempinho analisando os elencos dos 16 clubes que a partir do próximo sábado (15) iniciam mais uma edição do principal estadual do País, o Paulistão, vai notar que a média de idade dos jogadores é alta. Mais da metade dos atletas têm acima dos 29 anos, e não importa a posição em que jogam.
INTERMINÁVEL
A média de idade é alta também no Paulistão Série A2. Um exemplo é o jogador Bruno César, meio-campista com passagens por dezenas de clubes no Brasil e em Portugal, mas que ganhou notoriedade quando defendeu o Corinthians. Aos 34 anos, assinou contrato com o XV de Piracicaba, na busca de voltar à elite do Campeonato Paulista no ano que vem. Ao ser entrevistado, disse que um dos fatores que o levaram a defender o Nhô Quim, é o de estar próximo da família, que mora em Americana.
VISITA
O meia Claudinho, que foi o principal jogador do Bragantino durante duas temporadas e meia, e que hoje atua no Zenit da Rússia, visitou os ex-companheiros no domingo (8), no Centro de Treinamento do clube.
BRAGANTINO B
Embora ainda utilize a nomenclatura de Red Bull Brasil, a equipe na verdade está sendo chamada de Bragantino B. E inicia sua jornada na série A3, no sábado, 21 de janeiro, em partida diante do Sertãozinho, fora de casa. O técnico Fabio Matias, vice-campeão pelo Bragantino Sub-23, no Campeonato Brasileiro de Aspirantes do ano passado, é o comandante da equipe. Não há informação se os jogos como mandante serão realizados no Nabizão.