Você já se perdeu no meio de uma multidão ou já perdeu alguém no meio de uma multidão?… Tipo, você estava em um show ou um jogo de futebol ou em uma festa e daí você perdeu seu filho(a) ou amigo(a) de vista. Já aconteceu isso contigo?
Pois bem na Bíblia temos uma história que conta que os pais perderam seu filho de vista e só foram encontra-lo três dias depois. Essa história está no Evangelho de Lucas 2:41 a 52
O resumo do texto diz o seguinte: “Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quando ele atingiu doze anos, foram a Jerusalém, segundo o costume. Terminados os dias da festa, ao regressarem, Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais dele soubessem. Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, andaram um dia inteiro e, então, começaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos. E, como não o encontraram, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas”.
Observe que José e Maria perderam Jesus. Procuraram entre os companheiros de viagem, conhecidos, parentes e, por fim, voltaram a Jerusalém para procurar Jesus na cidade. Então o acharam no templo. Isso demorou três dias.
Você consegue imaginar a aflição desses pais à procura de seu filho por três dias?… Pois bem, na nossa caminhada cristã é possível perder Jesus de vista. É possível nos distrairmos com coisas diversas, saudáveis ou pecaminosas e perdermos Jesus de vista… nos distanciarmos do nosso Senhor.
Quando nos distanciamos de Jesus Cristo nos enfraquecemos, nos afligimos ou até “deixamos a vida nos levar”. Mas, percebendo que perdemos Jesus de vista precisamos procurá-lo até encontrar… dia após dia. Entretanto, devemos procurar no lugar certo.
Veja que José e Maria encontraram Jesus no templo (“a casa de Deus”). Não foi entre os companheiros, conhecidos e parentes.
Aliás, a busca por Jesus deve ser pessoal, buscando-o na leitura das Escrituras (Bíblia) e em oração. É verdade que você poderá encontrá-lo na Igreja, mas isso somente através de mensagens baseadas nas Escrituras e também em oração.
Na verdade, seu encontro, ou reencontro, com Jesus deve ser diário: no quarto em secreto; na leitura da Palavra de Deus e em oração.
Talvez um amigo ou um irmão, um parente ou um líder religioso possam ajudá-lo a se reencontrar com Jesus, mas a busca deve ser sua; é algo pessoal.
Concluindo… Para não perder o privilégio da comunhão com Cristo em nossa caminha precisamos nos lembrar do que está escrito na Carta aos Hebreus 12:1 e 2: Portanto, nós, que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.
Desejo que você continue olhando para Jesus, que jamais o perca de vista.
Te desejo um feliz encontro ou reencontro com Jesus.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada 2. prrogeriomachado@yahoo.com.br