“Ano de eleição até poderia ser cômico, mas fica difícil rir quando percebemos o futuro que nos espera.” (anônimo)
POVO INGRATO
O que mais se ouve depois de uma eleição de um candidato derrotado ou de um vencedor com poucos votos é “que povo ingrato”.
Infelizmente é uma verdade incontestável. Em muitas situações o povo é ingrato mesmo, principalmente quando não reconhece um trabalho profícuo de um candidato. Vou dar dois exemplos aqui de Bragança, muito bem lembrado pelo deputado Edmir Chedid durante a inauguração do Mercado “Amílcar Barletta”, na zona norte. O deputado Paulinho da Força, que conseguiu para Bragança mais de R$ 11 milhões em verbas, a pedido do ex-vereador Mário B. Silva, na eleição passada obteve pouco mais de 2 mil votos, enquanto um Zé Ruela que ninguém conhece, nunca fez nada por Bragança e nem está fazendo, levou mais de 15 mil votos e desapareceu. O Mario B. Silva que convenceu o deputado Paulinho a carrear as verbas que foram destinadas para pavimentação de todo o bairro da Hípica e na construção do Mercado da zona norte, entre outras obras, perdeu a eleição por 12 votos. Povo ingrato mesmo. Preferiu eleger os “Zés Ruelas” que, depois de dois anos de mandato, continuam no anonimato porque não fizeram nada pela cidade e pelo povo.
PREOCUPAÇÃO E RISCO
Os candidatos à eleição ou reeleição pelo partido União Brasil, em todo o país, estão preocupados com a performance da agremiação nas urnas em 2 de outubro. Do jeito que caminham as pesquisas eleitorais para presidente, senador e governador, não sei não se figuras consagradas que atuam no Poder Legislativo do país correm sério risco de não se reeleger. Motivo seria a temida baixa votação da legenda que não atingiria quórum necessário para conquistar as quantidades de cadeiras desejadas.
PRÓ-DEMOCRACIA
Por falar em União Brasil, o partido realiza hoje no hotel Transamérica, em São Paulo, pré-convenção e ato para filiação de simpatizantes. Também será apresentado o pré-candidato à presidência da República, Luciano Bivar, que não é muito conhecido dos paulistas. O evento começa às 10h.
MERCADÃO
O Mercadão da zona norte ainda não está funcionando a todo o vapor, apesar de ter sido inaugurado na semana passada. Motivo seria o processo licitatório para escolha dos concessionários que suprirão os boxes.
DESCRÉDITO
O jornalista José Luiz Datena, pela quarta eleição consecutiva, ameaça sair candidato e desiste depois de fazer muito barulho. Lamentável esse comportamento, principalmente porque liderava as pesquisas. Se é para desistir meses depois do anúncio, é melhor não criar expectativas. Com a nova desistência, o melhor é continuar a ser o ótimo jornalista que tem um programa na Band com boa audiência.
MAPA DAS OUVIDORIAS
A Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) lançou recentemente o Mapa das Ouvidorias Municipais e aperfeiçoou o Mapa das Ouvidorias Estaduais, ferramentas que reúnem dados sobre as estruturas montadas pelo poder público nas diferentes esferas com o objetivo de receber e encaminhar manifestações apresentadas por cidadãos. No dia 19 de julho, o Ministério Público promove reunião com representantes dos municípios paulistas que, por meio da assinatura de um termo de parceria, passaram a integrar a rede.
OBRAS ATRASADAS
O Estado de São Paulo possui 845 obras paralisadas ou atrasadas, sob responsabilidade do governo estadual ou dos municípios. O levantamento foi atualizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na última segunda-feira. As obras no setor da educação lideram as estatísticas das mais problemáticas. Equipamentos urbanos (praças, quadras e similares), de mobilidade (obras em vias urbanas) e na área da saúde (hospitais, postos de saúde, UBSs, Caps e similares) aparecem na sequência como os setores mais afetados. Bragança não consta da lista, pois tem obras em andamento e outras próximas de começar.
EXAME DA OAB
Um total de 31% dos candidatos paulistas que prestaram o 33º Exame da Ordem Unificado (EOU) realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) – em 17 de outubro de 2021 (primeira fase) e 12 de dezembro de 2021 (segunda fase) – foram aprovados. De acordo com a OAB, trata-se do maior percentual de aprovação da história desde a unificação da prova em 2010. O percentual corresponde a 10.897 candidatos dentre um total de 35.202 inscritos que realizaram a prova.
REFLEXÃO: Salmos 43: 1-5
1-Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
2-Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? –
3- A tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
4-Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
5-Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.