A reportagem da GB, em levantamento feito durante os últimos três dias, apurou que os casais de namorados devem investir, em média, R$ 200 em presentes, e a maioria deve comprar apenas um item. O valor é 42% maior que o observado em 2021, quando o tíquete médio foi de R$ 140,00.
O Dia dos Namorados será comemorado neste domingo (12), e ainda de acordo com o apurado, 55% dos namorados bragantinos devem presentear nessa data.
Os artigos que devem ter maior procura são roupas (38%) e calçados (16%), os campeões de venda nessa data. Outros itens: cosméticos (12%), bombons (8%), flores (6%), acessórios (6%), perfumes e livros e bebidas (2,5%). Outros 11,5% disseram que ainda não definiram quais serão os presentes.
Pagamento – As formas de pagamento deverão observar a mesma ordem registrada em outras datas comemorativas, como no Dia das Mães, com preferência pelo cartão de débito (pagamento à vista), opção para 36% dos consumidores, dinheiro (28%), transferência eletrônica (PIX, TED ou DOC), 9% e boleto (1,5%). Outros 25,5% disseram preferir o pagamento parcelado no cartão de crédito, entre duas e três vezes.
Lojas – Para a maioria dos entrevistados, as compras deverão ser feitas nas lojas físicas (shoppings, lojas de rua em bairros e no centro da cidade). A expectativa dos comerciantes é que haja um crescimento de 8,5% nas vendas na comparação ao mesmo período do ano passado. Pela internet, o e-commerce avalia que pode crescer até 6%.
Durante o levantamento, 87% dos entrevistados afirmaram que ainda não tinham realizado a compra do presente, enquanto 13% responderam que preferiram antecipar.
Celebração – Os casais que disseram comemorar condignamente a data, 35% responderam jantar em restaurante; outros 28% preferem almoçar em casa; almoço em restaurante foi a opção para 13%, e ainda foram citados motel (4%), hotel/pousada (3%), lanchar fora (3%) e viagem (1%). Para 13% a forma ainda não havia sido decidida.
Por que só no Brasil o Dia dos Namorados é em junho
Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil? Enquanto os Estados Unidos e a Europa comemoram o chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, por aqui, o feriado do romance é celebrado em 12 de junho desde 1948. E o motivo é exclusivamente comercial.
A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.
Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro. Unindo, então, o útil ao agradável, Dória criou a primeira propaganda que instituiria a data no país. “Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro. A propaganda foi eleita a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
A data começou a “pegar” no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir – posteriormente, a comemoração se tornou nacional. Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A média do faturamento do dia romântico já chega perto de R$ 1,5 bilhão.