Na tarde de terça-feira (15), o prefeito Jesus Chedid recebeu o repórter Jonathan Alberti em seu gabinete, no Palácio Santo Agostinho. Durante a conversa, o chefe do Executivo falou sobre o desafio de governar Bragança Paulista, mas se disse satisfeito com os resultados. Revelou que recente pesquisa informal encomendada por ele, e não pela prefeitura, aponta que 84,2% da população aprova o seu governo. A aprovação se dá em todas as áreas da administração. Disseram não saber a resposta, 1.8% e ínfimos 15,8% dizem não aprovar a administração.
Segundo levantamento da GB junto à Secretaria Municipal de Comunicação, em cinco anos a gestão Jesus Chedid realizou mais de 1.200 obras e recapeou mais de 860 ruas, pavimentou mais de 70, dentre elas bairros inteiros como o Green Park, Jardim Lago do Moinho, Recanto das Montanhas, concluindo mais de 300 km de vias pavimentadas e recapeadas. Para se ter ideia da proporção, a área recuperada se equipara a uma viagem a Volta Redonda, no Rio de Janeiro, que fica a 338 km de Bragança Paulista. A administração ainda realizou o maior plano de combate às enchentes da história da cidade, com a construção de piscinões, limpeza de ribeirões, troca de tubulações e recentemente anunciou obras na Avenida Euzébio Savaio, que pode trazer o fim das enchentes na região do Lavapés de uma vez por todas.
Na saúde, além de reduzir a fila de espera por exames e consultas, foram revitalizadas 36 unidades de saúde, além de um combate incisivo durante a pandemia com ações preventivas e ostensivas, contra a proliferação do Covid-19. A Administração ainda garantiu a vacinação de 90,69% da população, considerando uma população de 170 mil habitantes, conforme dados do SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, além de inovações como o atendimento on-line para síndromes gripais e a testagem gratuita.
Na educação, foram 68 escolas revitalizadas, a adequação de todas as unidades com acessibilidade, a construção de 4 creches: EM Prof.ª Marilis Reginato, no Vista Alegre; EM Prof.ª. Marice Toledo Leme Suarez, no Henedina Cortez; EM Leila Montanari Ramos, no Padre Aldo Bolini, EM Monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, no Jardim São Miguel. Além da construção de uma escola de ensino fundamental com 12 salas, no Henedina Cortez e uma de Ensino Médio – EE Dom Bruno Gamberini, no Jardim São Miguel. Foram também implantadas 22 escolas com oferta de ensino em tempo integral, sendo dez de ensino fundamental, dez de educação infantil, modalidade creche, e duas de educação infantil, modalidade pré-escola, atendendo 3.500 alunos da rede.
Na área esportiva a administração ainda revitalizou 35 Centros Integrados de Lazer e Esporte (CILES) e Minis CILES, implantou 70 academias ao ar livre, sendo 10 para PCD, reformou os Ginásios Municipais Dr. Lourenço Quilici, Francisco Virgili e Rubens Battazza e recentemente, anunciou a reforma do Ginásio Municipal Agostinho Ercolini, no Jardim Recreio. Na mesma área foram reformadas as duas piscinas municipais e houve a aplicação de grama sintética em 17 quadras de futebol society e em 11 escolas rurais estão sendo colocadas grama sintética.
Durante o período ainda houve a revitalização do Lago do Taboão, que recebeu a implantação de pista de Pump Track e quadras de Beach Tênnis e Vôlei de Praia e do Lago do São Miguel, que foi todo reformulado. Foram executadas as reformas das Praças do Rosário e do Lavapés, a implantação das Praças João de Toledo Funck (Zoca), no Jardim São Miguel e da Praça Pastor Izaías Teófilo Pereira, no Maranata, e também a Praça da Poesia, no Taboão.
A administração também restaurou e reformou prédios históricos, como o antigo Colégio São Luiz (Centro Cultural), após anos de abandono e imbróglios judiciais, o Museu Municipal Oswaldo Russomano, Museu do Telefone e Estação do Guaripocaba, todos negligenciados por administrações anteriores.
Na Mobilidade Urbana, foram realizadas diversas obras de readequação como no Jardim São Miguel, Praça dos Trabalhadores e Praça Chico Major, Praça 9 de Julho, Rotatória do São Francisco, além da construção de ciclovia e melhorias na sinalização e semaforização de todo o município.
No saneamento básico foi implantado o sistema de água e esgoto no Recanto das Montanhas, Agudo dos Frias, Paturi, Luzia Vicente, Green Park e Araras dos Pereiras e realizada a drenagem nas Rua João Leme, Chico Major e no Jardim Comendador Cardoso entre outros.
Mais de 110 ruas e avenidas tiveram as lâmpadas trocadas por LED, e foram disponibilizados 32 pontos de internet gratuita, através do programa Cidade Digital, e ainda a expansão de rede de energia em diversas vias.
Além de todas as melhorias em infraestrutura, a administração investiu em segurança pública, através de capacitação dos agentes, armamento, viaturas, Projeto Guardiã Maria da Penha, o monitoramento de próprios públicos. Ainda há diversos projetos na área de assistência social, desenvolvimento econômico, habitação, cultura, turismo, esportes, etc.