O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) realizou, reunião técnica com a Prefeitura de Bragança Paulista para discutir questões ligadas à infraestrutura viária do município. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Presidência do DER em setembro e nesta semana a GB teve acesso ao relatório .
Participaram o presidente do DER, Sérgio Codelo, o diretor de Engenharia José Carlos Dias, e assessores da presidência e comunicação. Representando o município, estiveram presentes o prefeito Edmir Chedid, o secretário de Mobilidade Urbana Dorival Bertin, o assessor de Mobilidade Marcos Landucci, o consultor de projetos Rogério Nogueira e a coordenadora de Convênios Tatiana Zanata. Também acompanharam por videoconferência técnicos da regional de Campinas e representante da empresa Santher.
MUNICIPALIZAÇÃO
O principal tema da reunião foi a **municipalização dos trechos urbanos das rodovias estaduais que cortam Bragança Paulista, entre elas a *P-008 (Rodovia Capitão Bardoino).
O prefeito Edmir Chedid argumentou que a transferência permitiria à Prefeitura executar obras e intervenções diretamente, com maior agilidade e adaptação às necessidades locais, sobretudo nas áreas urbanizadas.
O presidente do DER explicou que parte do processo de municipalização já está em análise, mas depende do envio de documentos complementares pelo município. Também informou que a **SP-008 havia sido retirada do programa estadual de concessões rodoviárias**, o que possibilita a retomada de tratativas para obras e transferências diretas.
Durante a discussão, o prefeito comprometeu-se a reenviar toda a documentação necessária ainda no mesmo dia, reforçando o interesse da administração em formalizar o processo. O DER confirmou que está em andamento a contratação de passarelas na SPA 021/010, mas que a licitação será cancelada caso o trecho seja efetivamente transferido ao município.
PARQUE DOS ESTADOS E TUIUTI
Entre as solicitações apresentadas, o prefeito destacou o trevo de acesso ao bairro Parque dos Estados, projeto que, segundo ele, havia sido acordado para execução pela Prefeitura, mas foi paralisado após mudanças no cronograma do DER. O órgão informou que a obra será reavaliada e que o projeto pode ser retomado com execução direta do DER.
Outro pedido envolveu o trevo de Tuiuti, na ligação entre a rodovia Capitão Bardoino- SP-008 e a rodovia Benevenutto Moreto -SP-095. A Prefeitura apresentou projeto próprio e pediu autorização para realizar a obra com recursos municipais. O DER garantiu que as demandas suspensas por conta das concessões serão retomadas e analisadas, com definição sobre quais projetos poderão ser executados diretamente pelo Estado ou pela Prefeitura.
ACESSO À SANTHER
Outro ponto relevante foi o projeto de dispositivo de acesso à empresa Santher, importante indústria instalada às margens da SP-008.
Segundo o relatório, o projeto funcional foi desenvolvido pelo DER e encaminhado à empresa para aprovação técnica. Durante a reunião, o engenheiro Luís Thomé, representante da Santher, informou que o acordo técnico entre a empresa e o DER de Campinas já foi definido, e que a obra deverá ser executada em parceria.
O técnico Cleiton, da regional de Campinas, estimou que o valor de adequação do dispositivo seja de aproximadamente **R$ 500 mil. O presidente do DER afirmou que o processo para execução será aberto e que o órgão solicitará cotação para dar início à licitação da obra.
PERIMETRAL SUL
Ao final da reunião, o prefeito apresentou o Ofício GB nº 173/2025, reunindo diversos pedidos ao DER, entre eles a anuência para execução da Perimetral Sul, trecho que interligará a SP-008 à SP-063(estrada e Itatiba)
O presidente do DER reafirmou o compromisso de avaliar formalmente todos os pleitos encaminhados pela Prefeitura, respondendo caso a caso e indicando quais obras poderão ser executadas diretamente pelo órgão e quais poderão ser delegadas ao município.
SEGURANÇA
A administração municipal também solicitou a instalação de redutores de velocidade (lombadas) no km 69+500 da SP-063 (Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira), alegando alto risco de acidentes.
O pedido, no entanto, foi negado pelo DER, que apontou restrições técnicas. Segundo a regional de Campinas, o trecho é sinuoso e possui visibilidade insuficiente, o que o torna inadequado para implantação de lombadas conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Mesmo assim, o prefeito insistiu na necessidade de reforçar a sinalização horizontal e pintura de faixas de pedestres, destacando que medidas de baixo custo também podem contribuir para a segurança.
DENÚNCIA
A Prefeitura também levou ao encontro a situação do condomínio empresarial Vale Empreendimentos, que teve a autorização de acesso à SP-008 cancelada, inviabilizando a implantação do projeto, já em fase avançada.
Diante das declarações, o presidente do DER determinou a instauração de apuração preliminar para investigar o caso e ouvir todas as partes envolvidas, incluindo representantes da Prefeitura, técnicos da regional e a empresa interessada. O objetivo é apurar se houve irregularidades nos processos de autorização e quais medidas serão adotadas.
COOPERAÇÃO
A reunião foi encerrada com o compromisso de cooperação técnica entre o DER-SP e a Prefeitura de Bragança Paulista, visando aprimorar a infraestrutura viária, aumentar a segurança dos usuários e garantir o desenvolvimento urbano da região.
O relatório oficial registrou que todas as solicitações suspensas em razão da concessão estadual serão retomadas, e que novas tratativas serão realizadas após a análise documental enviada pela Prefeitura.
