“No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.” (Martin Luther King)
O VETO
O prefeito Edmir Chedid leva até as últimas consequências sua iniciativa de promover a justiça tributária à população bragantina.
A atualização dos valores para pagamento do IPTU deste ano gerou controvérsias na Câmara Municipal, provavelmente pressionada pelos proprietários de mansões e outras moradias de alto padrão, empresários dos setores imobiliário, da construção civil e loteadores, além óbvio, dos grandes latifundiários da indústria do aluguel. A suposta pressão provocou a dissidência de seis dos 13 vereadores eleitos pelo grupo Chedid, já citados na matéria da manchete desta edição. Então, a maioria que o prefeito detinha na Câmara se transformou em minoria. Agora, são 12 contra sete, e pelo menos até ontem o quadro era esse. Os mesmos que votaram para derrubar o decreto do IPTU, devem voltar à cena para derrubar o veto. Uma vez derrubado, o prefeito poderá judicializar o caso, ou construir uma nova Planta Genérica. O certo é que, sub judice ou não, o prejuízo mesmo será dos 79% dos contribuintes beneficiados. Seja como for é um episódio para se lembrar em 2028.
FESTIVAL DE INVERNO/LINGUIÇA
Com todo o respeito ao prefeito Edmir Chedid e a Secretaria de Cultura e Turismo, não serei um colaborador da minha cidade se não pontuar opinião e o que tenho ouvido das pessoas sobre a administração municipal. Por exemplo, o Festival de Inverno de Bragança Paulista deste ano deixa a desejar para as cidades da região e para a sua própria tradição artística e cultural. Não só o de Bragança, Atibaia também não programou festival, a não ser a organização da festa do Morango que não tem nada a ver com o festival de inverno.
Agora, Amparo e Serra Negra capricharam na programação e tem atrações para todas as idades e gostos, com espetáculos de música clássica, grandes nomes da música sertaneja, MPB e Rock, dança teatro etc. além das muitas atrações turísticas das duas cidades, entre elas, a Fontana de Trevi, em Serra Negra, e o Observatório Astronômico em Amparo, etc. Veja na página 2 a programação deste final de semana das duas cidades vizinhas.
A programação de Bragança, além do belo espetáculo de luzes do Lago do Taboão, e shows sem grande expressão, está praticamente dirigida a bares e restaurantes que não são nada baratos, bem distante da realidade da população bragantina. Está mais para festa da linguiça do que para festival de inverno.
CURIOSIDADE
A Gestapo foi a polícia secreta da Alemanha nazista nascida da parceria entre Hermann Göring e Rudolf Diels, e com sua atuação ampliada e refinada pela influência de Heinrich Himmler. Era função dessa polícia investigar e perseguir pessoas e grupos que os nazistas consideravam inimigos do Estado, tais como judeus e comunistas. Atuando praticamente acima da lei, o serviço secreto do nazismo controlou um país inteiro de 1933 a 1945. Após a guerra, a Gestapo foi considerada uma organização criminosa e seus membros processados por crimes de guerra e contra a humanidade.
PERSEGUIÇÃO -1
Ninguém duvida que haja um indisfarçável ódio do PT, do Lula, do Xandão e agregados contra o ex-presidente Bolsonaro, família e bolsonaristas. Ódio que subjuga até a lei.
O episódio de 8 de janeiro é a prova cabal da omissão e da criação de narrativa subversiva para incriminar Bolsonaro e seus seguidores. No dia 8 de janeiro de 2023 o general G. Dias, então Ministro de Segurança Institucional, segundo seu próprio depoimento na CPI, em 22 de junho deste ano, tinha 900 militares sob seu comando preparados e treinados em Brasília prontos para agir. Só que não agiram. Ele mesmo deixou a coisa correr à vontade conforme comprovam as imagens publicadas. O general G. Dias é o grande cúmplice do quebra-quebra.
Transformaram em golpe uma conversa de botequim. Um golpe que só existe na cabeça de petistas e do Alexandre de Moraes. Prenderam, julgaram e condenaram muitos inocentes, mulheres, idosos e idosas a até 17 anos de cadeia só porque estavam na Praça dos Três Poderes naquele dia 8.
PERSEGUIÇÃO -2
Quem já sofreu perseguição política sabe que o caminho para o fim é curto. Se a perseguição não for obstada, o desfecho pode ser trágico. O que o STF está fazendo com Bolsonaro está acima da lei. É trilhar um enredo de perseguição sem trégua que poderá continuar até o ex-presidente ser encarcerado, pois esta é, supostamente, a ordem que Lula deu ao Xandão para se vingar de 2018. A Polícia Federal, a mando do STF, está fazendo um papel de gestapo lulista.
QUADRILHA DE INOCENTES
Depois de Lula, José Dirceu, Palocci e outros petistas presos por causa do mensalão, da lava jato, do petrolão, enfim, de toda a roubalheira, etc, agora inocentados, chegou a vez do Alberto Youssef, o doleiro que corrompeu Brasília e o PT, ser considerado inocente pelo ministro Dias Toffoli, que afirmou que o doleiro foi alvo de um “conluio” institucional, inviabilizando seu direito ao contraditório e à ampla defesa. Agora a quadrilha toda está inocentada. Quando será que o povo brasileiro vai criar vergonha na cara e não tolerar mais esse escárnio que se tornou a Política e a Justiça deste país?
REFLEXÃO: SALMOS – 54:1-7
¹ Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
² Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.
³ Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos. (Selá.)
⁴ Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.
⁵ Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade.
⁶ Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom,
⁷ Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos.