Em segunda sessão, às 9h30 de hoje, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal deve finalizar a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros, e decidir se tornam-se réus ou não. Paulo Gonet, procurador-geral da república é o responsável por apresentar a denúncia ao STF.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Mauro Cid, Alexandre Ramagem, General Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Almir Garnier são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A sessão irá inicia com o voto do relator, Alexandre de Moraes, seguido de Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
O julgamento pode ser acompanhado ao vivo pela TV Justiça, no Youtube. Acesse: TV Justiça – acompanhe nossa programação ao vivo
Primeiro Dia
O julgamento começou na terça-feira, 25, e se estendeu ao longo do dia. O rito recebeu a defesa dos oito acusados, ouviu as preliminares exigidas e em volta ao recesso, às 14h, o relator e demais integrantes do colegiado votaram e negaram diversas preliminares, que incluía a anulação da delação de Mauro Cid.
A defesa também pediu que Moraes, Dino e Zanin fossem considerados inaptos para julgar a denúncia, pedido negado pela Primeira Turma.
Jair Bolsonaro apareceu de surpresa no plenário, e acompanhou a primeira sessão ao lado dos advogados e aliados.