Paulo Alberti Filho
No dia da eleição e no pátio do “Cásper Líbero”, depois do então candidato a prefeito, deputado Edmir Chedid ter votado, respondeu à pergunta feita por este jornalista, durante entrevista comandada pelo radialista Angelito Neto, da FM 102: Qual seria a sua primeira atitude como prefeito caso fosse eleito? Resposta: “Continuar minha luta para implantar um hospital regional em Bragança e uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro”.
Soou como uma obstinação sua resposta em conquistar o hospital regional, cuja ideia o acompanha desde o seu primeiro, dos oito mandatos consecutivos de deputado, iniciado em 1994 . Tanto o hospital como a duplicação das rodovias da região foram prometidas por vários governadores, porém nada saiu do papel.
Na quarta-feira, 13, o deputado e prefeito eleito Edmir Chedid, cumprindo agenda de deputado, cargo que abdicará até o dia 19 de dezembro para ser diplomado prefeito, se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas acompanhado do seu filho Victor Hugo e do prefeito reeleito e vice eleito de Serra Negra, Elmir Chedid e Rodrigo Dematê, justamente para tratar das prioridades para a região.
Numa conversa curta com o deputado via WhatsApp, na tarde de quinta-feira, 14, percebi seu otimismo e a confiança que o governador teria lhe despertado, após lembrar do compromisso assumido durante o primeiro turno da campanha eleitoral de 2022 pelo mandatário, em dotar a região de um hospital regional. Expôs as opções e condições que Bragança tem as quais agradaram o governador. Espera-se que Tarcísio de Freitas cumpra o prometido e a resposta seja positiva.
Os desafios que aguardam a nova administração não são poucos. E já dá para perceber pelos auxiliares que estão agregados a equipe de transição do governo eleito, coordenada por Victor Hugo Chedid, e anunciados nesta semana, como os experientes profissionais, Mauro Ricardo Costa, ex-Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, e Philippe Duchateau, ex-Secretário de Finanças do Município de São Paulo, que a empreitada administrativa 2025/2028 terá um padrão bem elevado. O pente fino que a equipe de transição está elaborando a partir desta semana com visitas às secretarias e posteriormente a elaboração de relatório será o ponto básico das transformações que certamente o prefeito eleito poderá promover.
Edmir Chedid tem estilo diferente de todos que já passaram pela prefeitura, como já frisei aqui em editoriais anteriores, porque seu conhecimento extrapola o convencional de prefeitos interioranos, justamente pela criatividade, visão além do horizonte e meandros da política que se pratica no âmago do estado, do Palácio dos Bandeirantes e das secretarias estaduais.
Bragança é privilegiada e tem a oportunidade de deslanchar a partir de 2025 em todos os setores. O futuro se apresenta promissor. Que assim seja!