“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” ( John Galbraith )
RETA FINAL
A campanha eleitoral está terminando. Nesta sexta-feira esgotam os prazos para propaganda em veículos impressos e internet. No rádio e tv terminou ontem. Distribuição de material gráfico, carreata, caminhada, passeata termina sábado dia 5, às 22 horas.
Quem fez, fez. Agora é aguardar a derradeira pesquisa que será revelada pelas urnas.
ELEIÇÃO DIFERENTE
A eleição polarizada entre Edmir Chedid e José de Lima, relembra as antigas das décadas de 60, 70, 80 e 90. Sempre polarizada entre Lima e Chedid. A diferença são os embates e debates que neste ano não teve. Na verdade, Bragança está dizendo adeus as antigas gerações e lideranças. A partir da próxima eleição, o cenário será bem diferente, com concorrentes novos que estão desafiados a construir novas lideranças, como bem pontuou o advogado Marcos Tulio, colaborador e articulista da GB.
Por exemplo, Basilio Zecchini, está exposto como vice de José de Lima nesta eleição. A condição de vice lhe dá a oportunidade de vir a ser o herdeiro político dos Limas. No grupo Chedid, as opções são várias a partir do próprio Edmir que pela primeira vez disputa um cargo executivo. Tem seu filho Victor Hugo, jovem empresário em preparo para suceder o pai futuramente, na prefeitura, ou na Assembleia, pelo menos é o que e se ouve nos bastidores. Tem a Gi Borboleta, experiente vereadora por quatro mandatos, agora candidata a vice de Edmir Chedid, pode avançar e se consolidar como uma liderança feminina no grupo. No quadro de candidatos a vereador dos dois grupos e outros partidos, também há talentos que podem ser agregados, se eleitos, numa iniciativa de revelar novos líderes a partir da Câmara Municipal. Se não eleitos, podem pavimentar futuras candidaturas por meio de ações diversas que envolvam a população. Enfim, creio que daqui para frente a revelação de novas lideranças será inevitável.
CORPO A CORPO
Além da internet que foi bombardeada por santinhos e vídeos de candidatos, muitos disputaram espaços para wind banner nas esquinas, praças, subidas e decidas. A fotografia de alguns setores mostra a poluição que altera a paisagem bucólica das praças centrais. É uma propaganda bonita, mas o excesso polui. A propaganda mais eficiente é o corpo a corpo, gastar sola de sapato, que todos têm que fazer se pretendem realmente aumentar as chances de ganhar a eleição.
DOMINGO
Os bragantinos, os que votam em Bragança, sejam oriundos de qualquer parte do Brasil, no domingo, tem uma missão de escolher o futuro de nossa querida cidade. Como disse no editorial que está publicado na capa desta edição, Bragança chegou no momento histórico de se preparar para futuras gerações de políticos e administradores públicos. Hoje a eleição polarizada entre José de Lima e Edmir Chedid já é um confronto de duas gerações. José da geração revelada na década de 50/60 do século passado, e Edmir revelado na década de 80. Na próxima eleição o confronto, no bom sentido, poderá ser entre nova geração, ou repetir o mesmo quadro de hoje. Será? O futuro a Deus pertence.
Mas o mais importante agora, é todos irem votar no domingo no seu candidato, exercer a liberdade de escolher o que achar melhor para Bragança e votar conscientemente.
ANTECIPAMOS
A Gazeta Bragantina e a GBNORTE estão circulando nesta sexta-feira, 4, por causa das propagandas eleitorais que é permitida até esta data. Na próxima semana, a circulação volta a ser aos sábados.
REFLEXÃO: Salmo 35- 1:28
1 Pleiteia, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
2 Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
3 Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
4 Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim tentam mal.
5 Sejam como a moinha perante o vento; o anjo do Senhor os faça fugir.
6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
7 Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma.
8 Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.
9 E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.
10 Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba.
11 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.
12 Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
13 Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
14 Portava-me como se ele fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
15 Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me, e não cessavam.
16 Com hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
17 Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões.
18 Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.
19 Não se alegrem os meus inimigos de mim sem razão, nem acenem com os olhos aqueles que me odeiam sem causa.
20 Pois não falam de paz; antes projetam enganar os quietos da terra.
21 Abrem a boca de par em par contra mim, e dizem: Ah! Ah! os nossos olhos o viram.
22 Tu, Senhor, o tens visto, não te cales; Senhor, não te alongues de mim:
23 Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
24 Julga-me segundo a tua justiça, Senhor Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim.
25 Não digam em seus corações: Ah! alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado.
26 Envergonhem-se e confundam-se à uma os que se alegram com o meu mal; vistam-se de vergonha e de confusão os que se engrandecem contra mim.
27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.
28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.
•