“A esperteza quando é muita, come o dono” (Tancredo Neves)
A PRIMEIRA PEDRA
Tal como esta Coluna preconizou dias atrás, a campanha eleitoral caminha pra um confronto entre o grupo Chedid, liderada pelo União Brasil, e seus adversários liderados pelo PSD. A primeira pedra foi atirada, supostamente, pela coligação da candidatura José de Lima (PSD), quando começou veicular na internet, vídeo acusando o SBT/Vox Brasil, de ter cometido fraude e manipular os resultados da pesquisa, veiculada no dia 15 de agosto, em primeira mão em rede nacional de televisão. O objetivo de colocar a pesquisa sob suspeita, obviamente, é atingir a candidatura de Edmir Chedid que lidera com 57.7 % contra 19,4% de José de Lima, ou seja 83,7% de vantagem em favor do líder em relação ao segundo colocado.
A briga da coligação do PSD, neste caso, não é diretamente contra a coligação do União Brasil do candidato Edmir. O PSD, do candidato José de Lima, se forem realmente os autores do vídeo conforme já é domínio público, colocou em dúvida a credibilidade e a honorabilidade de um dos mais respeitados veículos de comunicação do país, que é o SBT. Credibilidade e honorabilidade são o cérebro e o coração de um veículo de comunicação que, neste caso, sofreram atentado de morte. Acredito que os adversários de Edmir Chedid deram um tiro no pé. E o SBT certamente não vai deixar por isso mesmo.
FESTIVAL DE IMPUGNAÇÕES
Há 9 dias da campanha eleitoral, o cenário nos mostra que turbulências virão até o dia 4 de outubro quando se encerra o período de propaganda. Os adversários de Edmir se apegam em tentar impugnar sua candidatura usando uma tese que já foi julgada mais de uma vez pelo TSE e é tido como assunto pacificado pelos Tribunais. A oposição aposta que o fato de Edmir ser filho de Jesus Chedid, mesmo desencarnado durante o segundo mandato consecutivo, o parentesco seria incompatível para disputar a prefeitura pois, se Jesus ainda estivesse entre nós, não poderia se candidatar porque seria seu terceiro mandato consecutivo, e nem Edmir por ser seu filho, por ser vedado pela lei. Por isso há 4 pedidos de impugnação contra a candidatura de Edmir pelo mesmo motivo. Advogados consultados pela GB avaliam que essa tese da oposição não deve prosperar.
FIRME E FORTE
O candidato a prefeito José de Lima tem se preocupado em informar os eleitores durante reuniões e caminhadas em busca de votos, que está muito bem de saúde. Em 15 de janeiro deste ano ele completou 84 anos.
CREPÚSCULOS
Os vereadores Marco Antônio Marcolino, Gabriel Gonçalves e Gislene Bueno (Gi Borboleta) vivem o crepúsculo de seus mandatos como vereadores. Marcolino, resolveu se aposentar; Gabriel resolveu ser Padre, e Gi foi convidada para ser vice na chapa de Edmir Chedid. Assim abriram mais três oportunidades de vagas para iniciantes na carreira política. Os três, se fossem candidatos, certamente seriam eleitos
LEGADO EM RISCO
O vereador Marcolino considera como importante legado de sua atuação de vereador, o projeto de lei que institui o instrumento da Emenda Impositiva a ser incluída no orçamento do município, para ser usada pelos vereadores em obras e serviços de interesse de cada região da cidade.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOM) estava na ordem do dia de terça-feira, 20, e foi adiada para 15 de outubro, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade a manutenção da liminar do ministro Flávio Dino, suspendendo todas as emendas impositivas apresentadas por deputados e senadores ao Orçamento da União, até que o Congresso edite regras que garantam transparência na transferência dos recursos.
O STF, em nota, afirma que já estão em curso reuniões técnicas entre os órgãos interessados para propor soluções para as emendas. Além disso, está prevista reunião a ser conduzida pela Presidência do STF com representantes do Legislativo e do Executivo “em busca de solução constitucional e de consenso, que reverencie o princípio da harmonia entre os Poderes”.
Então a PELOM nº 01/24, de autoria do vereador Marcolino, corre risco de não ser votada neste ano.
EM ATIBAIA
O candidato a prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso (PDS), que é deputado federal por força de uma liminar concedida pela Justiça sobre um processo de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito gerado quando foi prefeito daquela cidade, também está com pedido de impugnação em curso na Comarca de Atibaia. O candidato é tido como um dos fortes apoiadores de José de Lima (PSD) em Bragança. Em Atibaia, Saulo lidera as pesquisas com 40,3% contra 17,4% do segundo colocado Daniel Martini (PL). Por lá, ninguém contestou o instituto de pesquisa. Será que não contestaram porque a pesquisa foi contratada pelo jornal Atibaia Hoje, que tem a mesma credibilidade que o SBT?
AVANTE
O Partido Avante, que lança 20 candidatos a vereador e apoia a candidatura de José de Lima, está com um pedido de impugnação de toda a chapa de vereadores em curso na Justiça Eleitoral. O motivo seria a convenção que escolheu os candidatos, que teria sido presidida por pessoa não quites com a Justiça Eleitoral, portanto proibida de participar do processo. Os candidatos são os seguintes: Adão Lino, Aline Zarur Pereira, Bruno Cesar Pinto Mariano, José Carlos de Lima Pereira, Daniela Fernanda de Toledo, Roberto Cardoso da Silva Bueno , Edmur de Oliveira Lima, Fabiano Pinheiro Peres, Juliana Escobar Magrini, Marcus Vinicius Vale Junior, Mauricio Henrique Alves, Renato Pereira dos Santos, Luis Henrique Camargo Duarte ( Quique Brown), Rosinete Maria Alfaro Escobar, Samanta Mara da Silva Coelho, Norival Menin,Simone Migliorine Marques, Thiago Samuel Silva de Lima , Wirlensander Gonçalves Oliveira e Edmilson dos Santos.
DIREITO A RESPOSTAS
Todos os nomes citados nesta coluna têm espaço aberto para suas manifestações sobre o conteúdo publicado. E-mail pode ser enviado para albertifiho@uol.com.br, ou Watts Zap 11-9 9942 9299
REFLEXÃO: SALMOS 18: 1-20 (DE 50)
1 Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
2 O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
3 Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
4 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
5 Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
6 Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
7 Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
8 Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
9 Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.
10 E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.
12 Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
13 E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.
14 Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.
15 Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, Senhor, ao sopro das tuas narinas.
16 Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.
19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
20 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos. (…50)