“Ore pelas suas decisões, para não ter que orar pelas consequências.” (Billy Graham) *
CONVENÇÕES
Vencida mais uma data do calendário eleitoral com a realização das convenções, os partidos que lançaram chapas completas ou não, correm para regularizar documentação junto à Justiça Eleitoral e Receita Federal, para começar a campanha na próxima sexta-feira, 16.
Até ontem, às 15h15, o site da Justiça Eleitoral havia recebido 159 pedidos de registro de candidaturas. Em Bragança serão cinco candidatos: Edmir Chedid (UB), José de Lima (PSD), Jango (Podemos), João Carlos (Solidariedade) e Tânia Clemente (PSOL). Para vereador estima-se que sejam de 350 a 400 entre candidatos e candidatas.
TEMPO DE RÁDIO
Estima-se que o maior tempo de propaganda de rádio e tv seja do União Brasil e aliados, com mais de 6 minutos. O PL, 1 minuto e 50 segundos (Está na conta do União); o PT, 1 minuto e 16 segundos (está na conta do PSOL) e União Brasil com 1 minuto e 8 segundos. Os demais partidos têm menos de um minuto, variando de 54 segundos a 1 segundo, como é o caso do PTB e do REDE, que têm 2.
REPERCUSSÃO
O anúncio do nome de Edmir Chedid para ser candidato a prefeito pelo União Brasil, deu um susto nos adversários. A maioria esperava que fosse o prefeito Amauri. Agora com o candidato do União Brasil definido, todos terão que rever estratégia de campanha
NÃO SERÁ
O marqueteiro de José de Lima não será mesmo o publicitário Lincoln Xavier, que chegou a conversar duas vezes com o candidato. O renomado publicitário e experiente na política, Prof. Marco Item, também chegou a falar com o PSD. Também não deu jogo.
Lincoln está desenvolvendo a campanha de Maurício de Oliveira Santos, em Socorro, do prefeito Loli, de Santo Antônio de Posse e Joanópolis.
FANTASMAS
Liminares da Justiça poderão ser os fantasmas de candidatos em pendência não julgada ainda, ou em fase de recursos. Há também o medo da interferência do Poder Judiciário no processo eleitoral com decisões que refletem mais politicamente do que juridicamente.
Desenterrar processos que dormem há anos nas gavetas de juízes, em momento de delicada situação política de municípios, já é sintoma de ingerência inoportuna no processo eleitoral, porque não causa efeito jurídico imediato, além do que está nos autos, pois há inúmeros possíveis recursos até decisão final, mas pode causar um tsunami político na vida de candidatos e na própria cidade. Podemos dizer figuradamente que esse tipo de procedimento das Excelências, fere o inciso LVII do artigo 5º, promulgado pela Constituição Federal de 1988, que define: Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Ele consagra o princípio da presunção de inocência, também conhecido por “princípio da não culpabilidade”.
O Judiciário brasileiro precisa ser estudado pela NASA, para podermos entender porque, em qualquer parte do Brasil, um processo fica na gaveta por 12 anos, 20 anos, e no início de um processo eleitoral surgem num passe de mágica.
BANCA HISTÓRICA
A Praça Raul Leme, há pelo menos 70 anos, abriga ao lado da Catedral, uma das bancas mais icônicas de nossa cidade: a famosa Banca do Pardal, que já foi palco de discussões políticas, esportivas, ponto e referência da cidade e divulgador de literatura e cultural geral, além de cenário para inúmeras reportagens dos grandes jornais da capital e emissoras de televisão, motivadas por eventos grandiosos do futebol ou acontecimentos inusitados como Gavião das 5h e a invasão dos pardais.
Pois é, depois de longa jornada de vida e parte integrante como monumento da praça, a Banca do Pardal pode ser despejada pela Mitra Diocesana, que promove reforma no entorno da matriz. A Igreja alega que é proprietária da área onde está a banca que funciona sob concessão da Prefeitura. Obviamente o proprietário perdeu o sono depois que foi avisado. A Coluna apurou que tanto a prefeitura como a Mitra estudam um novo local para a banca, na própria Praça Raul Leme ou José Bonifácio. Que assim seja! Amém!!
Reflexão: SALMOS 46:1-11
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Billy Grahn– Era um evangelista evangélico, teólogo e pastor Batista americano. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes dos Estados Unidos. A partir de 2008, a audiência de Graham’s lifetime, incluindo rádio e televisão, superou 2,2 bilhões. Faleceu em 2018 aos 99 anos.