“Aprenda com o ontem, viva o hoje, tenha esperança no amanhã. O importante é não parar de fazer perguntas.” – Albert Einstein.
CHAMOU A ATENÇÃO (1)
O Cartório Eleitoral que abriga as 27ª e 298ª zonas eleitorais e juntas administram o cadastro de 146.176 eleitores e eleitoras, já está funcionando desde quarta-feira, 24, no prédio localizado na avenida Antônio Pires Pimentel, 885.
Dentre as autoridades presentes (leia matéria na página 8) chamou a atenção a ausência do prefeito Amauri Sodré (UB), mais tarde justificada a esta Coluna, pela obediência ao artigo 77 da Lei 9504 de 1997: “Art. 77. É proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas.
CHAMOU A ATENÇÃO (2)
Chamou atenção também a presença, na inauguração, do candidato a prefeito José de Lima (PSD), que muitos supõem ter transgredido a lei. Entretanto a legislação já decidiu: Ac.-TSE, de 28.4.2023, na PC nº 060196443: a norma deste dispositivo(art.77) refere-se, expressamente, a candidato, condição que só se adquire com a solicitação do registro de candidatura. O TSE decidiu também: Ac.-TSE, de 31.8.2017, no AgR-AI nº 49997 e, de 9.6.2016, no AgR-REspe nº 126025: afasta-se a cassação do diploma quando a presença do candidato em inauguração de obra pública ocorre de forma discreta e sem participação ativa na solenidade, não acarretando a quebra de chances entre os players.
A Coluna apurou que o Comitê Eleitoral do grupo Limista, embora tenha realizado sua convenção, ainda não solicitou à Justiça Eleitoral o registro de nenhuma candidatura, nem de vereador, nem de prefeito e vice, até porque o prazo termina dia 15 de agosto e no dia 16 começa a propaganda eleitoral. Portanto, oficialmente perante a Justiça, ninguém é candidato, todos são pré.
Creio, salvo melhor juízo, ao não comparecer ao ato inaugural, o prefeito Amauri exercitou o provérbio: “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, considerando também que o grupo Chedid, liderado pelo União Brasil, ainda não fez convenção para indicação de candidatos a prefeito e vice.
SEM DEFINIÇÃO
Até ontem o grupo Limista não havia decidido quem será o marqueteiro da campanha. Inicialmente havia contratado Lincoln Xavier, experiente publicitário com vasto currículo em campanha eleitoral. Pouco tempo depois, o profissional se afastou para cuidar de outras campanhas pela região. A Coluna apurou que o Comitê Eleitoral do PSD teria voltado a conversar com Lincoln, desta vez com a participação do deputado federal Saulo Pedroso, apoiador da candidatura de José de Lima.
NO GRUPO CHEDID
A campanha do União Brasil está sendo organizada há alguns meses com a participação de Eberton Barros, competente gestor de campanhas e marketing político. Depois de preparar e executar a convenção dos nove partidos e uma federação coligados ao grupo Chedid, agora está focado na convenção para prefeito e vice que será no dia 5 de agosto, no Hotel Santo Agostinho.
OUTROS PARTIDOS
O pré-candidato a prefeito João Carlos Carvalho, do Solidariedade, anunciou que fará a convenção amanhã, 28, às 16h, na rua Jesuína Francisca de Oliveira, 680, no bairro Julieta Cristina, para indicação de prefeito, vice e 40 candidatos a vereador, sendo 20 do SD e 20 do DC. O vice será Eduardo Guimarães, do partido Democracia Cristã. O AGIR, que é um partido de centro, fará sua convenção na terça-feira, 30, nas dependências do Hotel Bragança, a partir das 19h30.
Os partidos da esquerda e extrema esquerda, também promovem convenções neste final de semana. A coligação PT, PC do B e PV se reúne hoje, a partir das 16h, na Escola Matilde Teixeira de Moraes, na Planejada 1, para a indicação de candidatos a prefeito, vice e vereador. Podem lançar até 60 candidatos a vereador. O PSOL não informou a data da convenção.
TRAVADO
A indecisão do grupo Chedid sobre quem serão os candidatos a prefeito e vice travou a movimentação política na cidade. Seus adversários não sabem, por enquanto, com quem vão disputar a eleição. Só saberão na longa noite do dia 5 de agosto, prazo fatal para realização da convenção. O presidente do União Brasil e líder do grupo, deputado Edmir Chedid, durante todo o período preparatório deixou bem claro que os candidatos a prefeito e vice serão propostos de acordo com as pesquisas de opinião, mesmo sendo o prof. Amauri Sodré o candidato natural do União Brasil à reeleição.
PESQUISA
Na última pesquisa eleitoral contratada pelo grupo Chedid, o nome de Edmir Chedid teria constado na relação de nomes consultados para o cargo de prefeito. O resultado não foi divulgado, mas presume-se o óbvio, para quem obteve em 2022, só em Bragança, nas eleições para deputado, 49,34% dos votos válidos ou 45.895 sufrágios. O deputado foi reeleito pela oitava vez com o total de 129.097 votos.
FECHADO
Uma atuante e prestigiada líder religiosa me confidenciou que 95 por cento das igrejas evangélicas estabelecidas no município estão fechadas com a candidatura à reeleição do prefeito Amauri Sodré. Mas se não for ele o escolhido, o apoio será igual para o nome que a convenção definir.
SENTENÇA REFORMADA
Publicação nos atos do Diário Oficial da Justiça de São Paulo, revela indícios de um processo de Bragança que tramita em segredo de justiça. Pelas iniciais dos envolvidos pode se tratar dos processos de assédio sexual que acusam o vereador Eduardo Simões de Oliveira (PSD). Inicialmente ele foi absolvido em Bragança e agora o Tribunal de Justiça reformou a sentença pela condenação. A pena imposta pela juíza Cláudia Fonseca Fanucchi é de um ano e dois meses em regime aberto, substituída a pena de restrição de liberdade por duas restritivas de direitos. O acusado pode recorrer.
Por outro lado, há quem entenda que essa condenação poderá impedir que Simões tenha o registro de candidatura à reeleição vedado pela Justiça Eleitoral.
REFLEXÃO: SALMOS: 17:1-15
1 Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2 Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3 Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
4 Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
5 Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
6 Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
10 Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
11 Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;
12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
13 Levanta-te, Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;
14 Dos homens com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
15 Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.