“Se você não tem sua campanha política no papel, ela não existe!” (Carlos Kayoda, estrategista político)
CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS
Aberta a temporada de convenções municipais para escolha de candidatos a vereador, prefeito e vice, os partidos ainda se organizam para definir datas e alianças que se esgotam em 5 de agosto à meia noite.
Os principais grupos políticos da cidade, Chedid (União Brasil) e Lima (PSD) já definiram. O grupo Chedid irá fazer duas convenções, uma no sábado, dia 20 de julho, para indicação dos cerca de 180 candidatos a vereador distribuídos em 9 partidos até agora. Esse número poderá aumentar até a data limite. Para indicação dos candidatos a prefeito e vice, cujos nomes ainda não estão definidos, apesar do prefeito Amauri Sodré ser candidato natural à reeleição, a convenção ainda não tem data marcada.
No PSD a situação já estaria definida com os nomes de José de Lima para prefeito e Basílio Zecchini vice, e a convenção anunciada para ser domingo, dia 21 de julho, com a presença de Gilberto Kassab, mandatário – mor do partido. O grupo deve lançar cerca de 120 candidatos a vereador distribuídos em seis partidos, até agora. Esse número também poderá ser alterado até a data limite.
APOIO
Nos bastidores comenta-se que o deputado federal Saulo Pedroso (PSD), ex-prefeito de Atibaia, é tido como principal aliado de José de Lima, além de Gilberto Kassab, dono do PSD. Supõe-se que, financeiramente, José de Lima esteja bem respaldado com esses dois aliados, mas em termos de votos, o que é mais importante, não se tem a mesma visão. Veja bem, Kassab nunca foi testado nas urnas em Bragança, é pouco conhecido da massa e não me recordo dele ter visitado a cidade alguma vez.
Já Saulo Pedroso, em 2022, como candidato a deputado federal, obteve em Bragança 3.220 votos. Então, não dá para dizer que em termos de voto esses apoios sejam tão significativos.
PRIMEIRA BAIXA
A campanha mal começou e o grupo de José de Lima já teria registrado sua primeira baixa. O marqueteiro Lincoln Xavier, excelente gestor político, teria desembarcado da campanha. Os motivos não foram publicados, porém especula-se que seria porque o profissional é responsável por projetos de vários candidatos da região, o que lhe impediria a dedicação exclusiva em Bragança.
A Coluna apurou na tarde de ontem, que uma empresa de gestão de campanha e publicidade ligada ao deputado Saulo Pedroso, sediada em Campinas, poderá ser a sucessora de Lincoln.
QUEDA DE BRAÇO
Na reta final para as convenções, alianças e federações municipais, dois partidos estavam sendo disputados pelos grupos Chedid e Lima. O MDB e o PSDB, que a nível nacional está unido em Federação com o Cidadania. Os dois partidos estavam flanando no cenário desde o início do processo eleitoral, e o jogo do puxa-estica-encolhe entre os pretendentes acabou ontem. O grupo de José de Lima ficou com o PSDB e pode agora agregar mais 20 candidatos a vereador. Até o fechamento desta Coluna, não havia informação sobre o destino do MDB.
EM SOCORRO
Na região bragantina, Socorro é a cidade que poderá ter disputa mais acirrada. Duas candidaturas estão postas: a de André Bozola (União Brasil) que governou por dois mandatos (2013/16 e 2017/20) e de Mauricio de Oliveira Santos (PSD), que começou na política se elegendo vereador em 1982, foi vice-presidente da Câmara em1983/84, presidente da Câmara em 1985/86 e se elegeu prefeito em 1988 cumprindo mandato até 1992. Afastado da política desde início dos anos 2000, viveu no exterior e agora retorna à sua cidade natal e à política.
ATAQUES
O ex-prefeito André Bozola tem sofrido ataques pesados do grupo ligado a Mauricio em jornal de circulação local. Bozola foi considerado um dos melhores prefeitos da história de Socorro durante seus dois mandatos. Como em toda administração municipal, possíveis erros cometidos por servidores que praticam desvios de sua função, são contabilizados na conta do prefeito e, em época eleitoral, tudo é amplificado criando clima de afrontamento perigoso.
NO DETALHE
Disputas de futebol e eleitoral se definem nos detalhes. Por exemplo, uma falta que cause expulsão de um jogador por uma atitude impensada ou calculada, prejudica toda a equipe e compromete o resultado e seu treinador. Na política, um servidor público que seja mal educado, arrogante, trate com empáfia e desdém um cidadão, que é contribuinte e colabora para que o município pague seu salário, não merece e não pode estar na função honrosa de prestador de serviços públicos. Seu ato vai comprometer todos os seus pares e principalmente a imagem do prefeito.
Infelizmente isso está ocorrendo em Bragança também. Ouço críticas ao prefeito, que é pré-candidato à reeleição, por comportamento inadequado de servidor em atendimento ao contribuinte. Este, por sua vez, reclama da falta de preparo do servidor para a função, da morosidade, da leniência, da má vontade em dar a devida atenção a quem paga seu salário.
Obviamente, a blindagem legal de servidores durante o período eleitoral acaba empoderando os irresponsáveis que ocupam cargo público sem ter a mínima condição de lidar com a população.
EXEMPLO
A Gazeta Bragantina, tem 38 anos no mercado, está estabelecida na rua São Pedro, 246, há 20 anos e opera com carga e descarga pesada de papel durante todo esse tempo, sem nunca ter qualquer intercorrência nessa operação, principalmente quanto ao trânsito de veículos pela via, durante o processo de carga e descarga.
No entanto, dia desses, um agente de trânsito que dirigia uma viatura da secretaria de Mobilidade Urbana, ao ver que um caminhão estava estacionado na empresa para descarga de bobinas de papel (cada uma pesa cerca de 450 quilos) resolveu intervir e ameaçar com multa o motorista do caminhão caso prosseguisse em posicionar o veículo para descarga. Então fui conversar com o cidadão e sugeri que era só sinalizar a via que a operação não demoraria 30 minutos. Arrogante e mal educado, não teve a menor consideração com nada. Muito menos boa vontade em ajudar a resolver a questão, mesmo que fosse pedindo orientação a seus superiores. Sem o mínimo de razoabilidade e noção do serviço público que pensa que desempenha, esse cidadão mal preparado insistiu em multar o caminhão caso prosseguisse com a descarga.
Não tive outra alternativa, a não ser ligar para o prefeito Amauri Sodré, e expor a situação. Ato contínuo, o prefeito comunicou o chefe da divisão de Mobilidade Urbana e imediatamente uma viatura com dois servidores, Paulo e Denoran (estes sim, servidores exemplares), sinalizaram a via e em 20 minutos a descarga foi processada com segurança e sem transtorno ao tráfego de veículos pela via.
Situações ridículas como essa, protagonizada por um agente de trânsito mal preparado, acaba comprometendo a imagem da prefeitura, do prefeito e até da própria cidade, porque certamente, o motorista desse caminhão voltou para sua cidade de origem com uma imagem negativa de nossa cidade.
Reflexão: SALMOS 63: 1-11
1 Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
2 Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
3 Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
4 Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
5 A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,
6 Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
7 Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.
8 A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.
9 Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra.
10 Cairão à espada; serão uma ração para as raposas.
11 Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira