Nesta terça-feira (18), o Cônsul Geral da Itália no Brasil, Domenico Fornara, esteve em visita oficial à Bragança Paulista. A agenda faz parte do calendário bragantino de comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil e começou no Gabinete do Prefeito. Em seguida, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista e apresentação de Ópera no Centro Cultural Jesus Chedid.
No Paço Municipal, o Cônsul conheceu o projeto de ensino de italiano nas escolas municipais Prof. Fernando Amos Siriani e Prof. Abner Antônio Sperendio. Alguns alunos estiveram presentes, junto com a Professora de italiano, Anasilvia Aparecida Moraes e saudaram as autoridades em italiano. Domenico anunciou na ocasião que será firmado termo de parceria entre a Prefeitura e o Consulado Italiano para o ensino da língua na rede municipal de ensino.
“É uma honra recebermos o Cônsul aqui em nossa cidade. Essa visita não apenas enriquece nossa história, mas também é fundamental para abrir portas para futuras parcerias e colaborações. Que esta ocasião seja o início de uma relação cada vez mais próxima e frutífera”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
O Cônsul Domenico Fornara relembrou a chegada do primeiro navio com imigrantes italianos no Brasil (o La Sofia, em 1874, em Vitória) e ressaltou que cerca de 50% dos descendentes de italianos no exterior estão no país. “Não podíamos deixar esses 150 anos passar em branco e nosso objetivo foi não apenas comemorar em São Paulo e grandes cidades, mas também no interior. Os descendentes merecem contato com a cultura italiana e este ano estamos organizando muitas atividades”.
A visita fez parte do calendário de comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, organizado pela Prefeitura de Bragança Paulista em parceria com Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista (SIB) e apoio do Consulado Italiano em São Paulo, Comitês SP, Instituto Italiano di Cultura e ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners).