Considerada um dos ícones da música popular brasileira, a viola caipira é retratada na exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro”, uma exposição contemplada pelo ProAC Circulação, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A estreia em Bragança Paulista, na Casa Lebre no próximo sábado (24), às 16h, e deve circular até outubro pelo estado.
Com curadoria de João Carlos Villela, a mostra é sobre “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais do desenhista, músico e educador Yuri Garfunkel.
O público terá a oportunidade de apreciar as páginas originais da HQ premiada
pelo ProAC 2019, com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.
Em suas páginas, a obra conduz o leitor para uma viagem sonora afinada e cheia de história, a partir de uma viola avermelhada nas mãos de um violeiro e de um vaqueiro, numa jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande, testemunhando a história da música caipira desde suas origens rurais.
A exposição também promove a interação do público com os processos criativos do artista. Assim, além do contato com as obras originais e esboços, o público terá acesso à viola que inspirou a de Tião Carreiro, feita por Luiz Armando da Luthieria Trevo, encomendada exclusivamente para o projeto.
Ainda o projeto dispõe áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira, propiciando uma imersão na HQ como um todo. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, terão tradução em libras.
A Casa Lebre está localizada na rua Nícola Ortenzi,104, a entrada será gratuita, e para mais informações: garfunkelyuri@gmail.com.