Um dos duelos mais marcantes do futebol interiorano de São Paulo, Bragantino e Ponte Preta se enfrentam hoje à noite, às 21h30, no Estádio Nabi Abi Chedid. A equipe campineira, ao longo da história, se transformou no maior rival do Massa Bruta.
Ambos realizam boas campanhas no Paulistão, o Braga líder do Grupo C, com 11 pontos, e a Macaca vice-líder do Grupo B, com 12 pontos.
Caixinha – O comandante do Braga, Pedro Caixinha, deve mandar a campo o time considerado titular, e conta com as voltas de Nathan Mendes e Matheus Fernandes, que ficaram de fora da última rodada.
A possível formação terá Cleiton; Nathan Mendes, Léo Ortiz, Douglas Mendes e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Matheus Fernandes e Lucas Evangelista; Helinho, Eduardo Sasha e Vitinho Kiev. Porém, em se tratando de Caixinha, tudo pode mudar até momentos antes de entrar em campo.
Ponte – O técnico João Brigatti, que conseguiu alavancar a Ponte nas últimas três rodadas, também não tem problemas para escalar o ‘onze’ que inicia o confronto: Pedro Rocha; Luís Haquin, Castro e Nilson Júnior; Igor Inocência, Léo Naldi, Ramon Carvalho, Elvis e Gabriel Risso; Iago Dias e Jeh.
Arbitragem – O trio dentro de campo será formado por Lucas Canetto Bellote (árbitro principal), Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Denis Matheus Afonso Ferreira (assistentes), e ainda Ilbert Estevam da Silva (quarto árbitro) e Thiago Duarte Peixoto (árbitro de vídeo).
A partida terá transmissão ao vivo pelos canais Paulistão Play e Cazé TV.
Histórico – A rivalidade entre os então dois alvinegros Leão da Zona (Bragantino) e a Macaca (Ponte), começou em 1945, quando disputaram o Campeonato Paulista do Interior. O time campineiro venceu duas vezes: 1 x 2 em Bragança e 4 x 2 em Campinas.
Desde então, principalmente na década de 1960, travaram duelos épicos.
A maior goleada entre ambos se deu em 1965, última rodada da Série A2, quando a Ponte bateu o Braga por 6 x 1, no Moisés Lucarelli, porém o Massa Bruta se apresentou com uma equipe reserva, já que os titulares decidiriam o campeonato dois dias depois, no Pacaembu, em São Paulo, contra o Barretos.
No total foram 61 jogos, com 18 vitórias do Braga, 17 empates e 26 vitórias da Veterana de Campinas.