Os consumidores de energia elétrica terão bandeira verde na tarifa do mês de fevereiro. A Agência Nacional de Energia (ANEEL) anunciou na sexta-feira (26) que a eletricidade não terá custo adicional. O sinal segue o mesmo há 22 meses.
A sinalização ocorre porque as condições de geração de energia hidrelétrica estão favoráveis neste início de ano. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Brasil seguirá como referência em fontes renováveis.
“Somente em 2023, foram 10,3 gigawatts de expansão da potência instalada, além do potencial hidráulico que é referência no resto do mundo, que segue agregando, a cada ano, mais capacidade eólica e fotovoltaica. Todo esse esforço é para que o consumidor tenha modicidade tarifária e permita buscar segurança energética”, disse em nota o Ministério.
A ANEEL faz o monitoramento mensal e projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
O mecanismo das bandeiras tarifárias, que existe desde 2015, serve para demonstrar o custo real da geração de energia.