Últimas Notícias

Para crianças: Vacina meningocócica ACWY já está disponível nos postos de saúde

Bragantino volta aos treinos para enfrentar o Corinthians

Bragança terá frio intenso durante os próximos dez dias

TRANSPORTE COLETIVO: Prefeitura anuncia 1ª fase do Programa Tarifa Zero

Audiência pública discute doação de área para instalação do Senac

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
quarta-feira, julho 9, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

Balanço: Administração entrega 26 obras em 2023 e promete mais 37 para 2024

por Redação GB
dezembro 30, 2023
no Cidade
0
Balanço: Administração entrega 26 obras em 2023 e promete mais 37 para 2024

SECOM

 

A Administração Amauri Sodré soltou nessa semana um balanço sobre as obras e melhorias realizados em 2023 e uma prospecção para novas obras em 2024. Os planos para o ano que se inicia na segunda-feira é ambicioso e tem em destaque 37 obras, algumas já licitadas, outras que ainda serão e algumas em que “os projetos estão em andamento, dependendo de licenças”. A lista ainda aponta outras 11 possíveis obras para o novo ano, dentre elas a construção de dois trechos da Perimetral Norte, da Aurélio Fria e da Tonezer, substituição de pontes e a construção de piscinões, obras importantes para o município. Segundo a nota as 11 obras estão com projetos e em busca de recursos.
37 obras para 2024

Entre as 37 obras, a administração diz que algumas já foram licitadas, outras ainda serão e algumas estão dependendo de licenças. A construção da Perimetral Sul, a recuperação do trecho do Ribeirão Lavapés, a substituição da Ponte da Rua 19 de Abril; e o prolongamento das Avenidas Atílio Menin – fase 3 e da dos Imigrantes, estão entre as obras mais importantes. A reforma da Praça do Matadouro, que foi anunciada nessa semana após receber mais de R$ 7 milhões de recursos, sendo parte da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo , por meio do DADETUR e cerca de R$333 mil do valor total como contrapartida da Prefeitura Municipal – também está entre as obras prometidas para o próximo ano. Também está previsto o início de uma das maiores ambientais da cidade, as primeiras fases do Parque Linear Jaguary e deve ser iniciada a obra do Parque Linear do Jardim São Miguel. Ainda está prevista a reforma do prédio da antiga Junta Militar, local que abrigará o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência – NAVV, no Centro.

A lista traz também obras que estão atrasadas e que foram abandonadas pelas empreiteiras, outras foram licitadas e sequer iniciadas. A reforma de 9 campos de futebol: Morro Grande, Nacional Toró, Penha; Galo Branco, Unidos, Biriçá do Campinho, São João do Campo Novo, Mãe dos Homens e Ferroviários, as reformas do Paço Municipal e do Preventório e a cobertura da Arena do Lago do Taboão, são algumas das obras ou que foram “esquecidas” pelas empreiteiras, abandonadas ou realizadas vagarosamente, como é o caso da reforma do Paço Municipal, da construção do Centro de Referência do Idoso, Jardim São Lourenço; do Centro de Referência a Saúde da Mulher da Criança e da Mini Cidade do Trânsito que se estendem por anos.

A lista ainda traz a construção da UBS do Taboão e de um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no Jardim Iguatemi/Green Park. Está programada a construção de uma ponte na Travessa Araci, na região central, e estão listadas a construção da área de lazer no entorno do piscinão da Euzébio Savaio; revitalização do entorno do Lago do Orfeu (depende do término da obra da barragem); pavimentação de ruas do Programa Nossa Rua: Portal São Marcelo, Recanto das Montanhas, Bosque das Pedras, Chácara Julieta Cristina, Jardins (Recanto Elizabeth), Núcleo Habitacional Padre Aldo Bolini, Uberaba e Pinheirais; construção de creches na Planejada II, Jardim Bonança e Jardim Cedro; construção de ponte da Rua Felipe Siqueira, no Taboão, Casa do Autista – Bragantea, academia de musculação no Ciles do Lavapés, reforma do Ciles do Parque dos Estados, instalação de energia fotovoltaica e climatização em várias escolas, implantação da Secretaria de Mobilidade, Segurança e Agiliza, a reforma Ginásio de Esportes Agostinho Ercolini, no Jardim Recreio, a ampliação e instalação de fotovoltaica na E.M. Francisco Murilo Pinto, Águas Claras, a ampliação e reforma da EM Dalva Carmignoto da Graça, no Jardim da Fraternidade, a cobertura da Academia da Saúde no Parque dos Estado e cobertura da Locomotiva no Lago do Taboão.

Falta recurso

Já as 11 obras que, segundo a administração, tem projetos e precisam de recursos para sua execução são importantes para o desenvolvimento da cidade. Entre elas a Implantação de via ligando a Estrada Antonio Moreno com a Bragança/Itatiba, a construção dos Piscinões do Euroville e do Atacadão, o alargamento da Avenida Salvador Markowicz; a recuperação de muro no Lago do Taboão, a construção de Creche do Bom Retiro, a substituição de pontes da Daniel Peluso, Aquiles Bianchi e Popó, a construção de nova escola no Taboão e a drenagem da região do aeroporto.

Em andamento

Segundo a administração, 23 obras estão em andamento e devem ser concluídas em 2024. Entre elas a secretaria de Obras lista apenas duas com mais de 90% de execução, a construção do muro de contenção em gabião no Ribeirão Lavapés (95% executada) e a construção de quadra externa no Estádio Municipal (90% realizada). A drenagem Euzébio Savaio, será iniciada dia 8 de janeiro, conforme solicitação dos comerciantes.
No rol das obras atrasadas está o Centro de Tradições Nordestino, com 70% de suas obras realizadas e a barragem do Lago do Orfeu, que está 75% executada. Ambas as obras deveriam ter sido entregues em agosto e dezembro, respectivamente.
As demais obras listadas pela Pasta não têm uma previsão de conclusão. Estão em andamento as obras do Parque Linear do Jardim Europa e prolongamento da Avenida Oswaldo Assis; Pavimentação de ruas no Centro Industrial Rafael Diniz; Reforma da Praça Virgílio Antonio di Nizo, Santa Luzia; Avenida Atílio Menin – trecho 1 – com obras da ciclovia, desapropriações e licitação para o muro em andamento; Nova base do Corpo de Bombeiros; Complexo Turístico de Esporte e Cultura Urbana, no Lavapés; Acessibilidade das calçadas da Avenida Antônio Pires Pimentel; Revitalização do entorno do Lago da Hípica; Construção da UBS da Penha; Construção de quadra poliesportiva na Penha; Reforma da Estação Ferroviária do Curitibanos; Parque Verde Planejadas – Contrapartida do Loteamento Bonança Ipê; Reforma da E.M. “Antônio José da Fonseca”, no Planejada; Reforma dos Campos de Futebol Campo Novo Paulista, Iguatemi, Penha e São Lourenço.

Estrada Legal

primeira fase do PMVP – Programa de Melhorias de Vias Públicas
recapeou mais de 165 mil m² de estradas rurais
/ SECOM

O balanço ainda aponta o recapeamento asfáltico de 115.650m² de estradas rurais através do Programa Estrada Legal. Outros 165.290 m² foram recapeados pela primeira fase do Programa de Melhorias de Vias Públicas – PMVP. Para a segunda fase estão na lista as estradas municipais Oswaldo Buoso; Sebastião Alves De Oliveira; Julia Pinheiro De Souza; Manoel Martins Barboza (Mané Carvoeiro); João Bueno De Oliveira; Agenor Luiz Gonçalves; Estrada Campo Menin e bairro Bacci.

Obras entregues

A praça José Bonifácio, após diversos problemas, teve sua reforma entregue no final de outubro /SECOM

De janeiro a dezembro a administração entregou 23 obras e a 23ª, a Ponte e o Jardim Japonês, no Lago do Taboão, será entregue nesse sábado (30), marcando a última entrega de obra do ano. Antes, no início do mês, a administração entregou a reforma do Centro de Convivência do Idoso e inaugurou o CILES “Darcy Santecchia Beltrame” e a reforma da quadra esportiva “Aparecido Nunes de Moraes”, ambos no bairro da Marina.
Em uma linha temporal, a administração inaugurou em janeiro, o Centro de Capacitação e Treinamento “Wanda Lonza Del Roio”, no Henedina Cortez, maior centro de capacitação da região que permite que a população tenha um espaço gratuito com toda a infraestrutura para receber qualificação profissional. Na área de esporte e lazer, foi inaugurada a Tirolesa no Lago do Taboão.

Em fevereiro, a administração focou os investimentos na sustentabilidade e entregou o sistema de geração de energia fotovoltaica na Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid, no Padre Aldo Bolini. A iniciativa foi piloto e agora as outras escolas devem receber a melhoria. Ainda na Educação, a administração realizou reformas dos telhados das Escolas Municipais Profa. Zitta de Mello Barbosa, na Penha e Profª. Eliana Peluso Sperandio, no Jardim Anchieta. Por fim, foi inaugurado o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, no Uberaba.

Em março a comunidade do Santa Amélia recebeu a reforma da Praça Manoel Teodoro. A Prefeitura também inaugurou a construção da quadra poliesportiva coberta na E.M. Profª. Creusa Gomes de Azevedo. Em abril foram entregues 28 casas do Programa Vida Longa, no Vista Alegre, denominado “Olinda Salaroli Cerqueira”, e inaugurado o Viveiro Floresta do Amanhã “Paulo Roberto Soriano Acedo”, no Tanque do Moinho.
Em maio, a administração entregou o projeto piloto de climatização da E.M. Prof. Fernando Amos Siriani, no Jardim da Fraternidade, e a reforma da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Hípica Jaguari. Além disso a ciclovia no trecho da Avenida Alberto Diniz recebeu iluminação e a Prefeitura também entregou.

Em junho, a Praça de Esportes “Marco Aurélio Taffuri Garcia”, no Jardim São Miguel, uma das maiores praças esportivas da região Oeste, foi entregue para a população. Em julho, a administração lista a entrega da revitalização do Estádio “Lincoln Rodrigues Siqueira” (campo do Esporte Clube Santa Luzia) e a ampliação da E.M Prof. Carlos Frederico dos Santos Silva, no Jardim São Miguel. Em agosto, foram finalizadas a pavimentação das ruas Lygia Aparecida Suppioni de Almeida, Benedito Pereira de Souza e um trecho da Nassin Bechara, na Hípica Jaguari. No Campo Novo foi entregue a Escola Municipal “Prof. Adelson Azevedo”. Também foi inaugurada a revitalização e reforma do CILES “José Cerqueira”, no Jardim Morumbi.
Em outubro, foi a vez da entrega da controversa e reclamada reforma da Praça José Bonifácio, no Centro. Em novembro foram feitas inaugurações voltadas ao esporte e lazer, com a entrega da pista de Pump Track do Jardim da Fraternidade e inauguração do CILES “Célia de Lima”, no Torozinho.

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

julho 5, 2025
Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

junho 28, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Saúde

Para crianças: Vacina meningocócica ACWY já está disponível nos postos de saúde

julho 5, 2025
Bragantino

Bragantino volta aos treinos para enfrentar o Corinthians

julho 5, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.