A Administração Amauri Sodré soltou nessa semana um balanço sobre as obras e melhorias realizados em 2023 e uma prospecção para novas obras em 2024. Os planos para o ano que se inicia na segunda-feira é ambicioso e tem em destaque 37 obras, algumas já licitadas, outras que ainda serão e algumas em que “os projetos estão em andamento, dependendo de licenças”. A lista ainda aponta outras 11 possíveis obras para o novo ano, dentre elas a construção de dois trechos da Perimetral Norte, da Aurélio Fria e da Tonezer, substituição de pontes e a construção de piscinões, obras importantes para o município. Segundo a nota as 11 obras estão com projetos e em busca de recursos.
37 obras para 2024
Entre as 37 obras, a administração diz que algumas já foram licitadas, outras ainda serão e algumas estão dependendo de licenças. A construção da Perimetral Sul, a recuperação do trecho do Ribeirão Lavapés, a substituição da Ponte da Rua 19 de Abril; e o prolongamento das Avenidas Atílio Menin – fase 3 e da dos Imigrantes, estão entre as obras mais importantes. A reforma da Praça do Matadouro, que foi anunciada nessa semana após receber mais de R$ 7 milhões de recursos, sendo parte da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo , por meio do DADETUR e cerca de R$333 mil do valor total como contrapartida da Prefeitura Municipal – também está entre as obras prometidas para o próximo ano. Também está previsto o início de uma das maiores ambientais da cidade, as primeiras fases do Parque Linear Jaguary e deve ser iniciada a obra do Parque Linear do Jardim São Miguel. Ainda está prevista a reforma do prédio da antiga Junta Militar, local que abrigará o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência – NAVV, no Centro.
A lista traz também obras que estão atrasadas e que foram abandonadas pelas empreiteiras, outras foram licitadas e sequer iniciadas. A reforma de 9 campos de futebol: Morro Grande, Nacional Toró, Penha; Galo Branco, Unidos, Biriçá do Campinho, São João do Campo Novo, Mãe dos Homens e Ferroviários, as reformas do Paço Municipal e do Preventório e a cobertura da Arena do Lago do Taboão, são algumas das obras ou que foram “esquecidas” pelas empreiteiras, abandonadas ou realizadas vagarosamente, como é o caso da reforma do Paço Municipal, da construção do Centro de Referência do Idoso, Jardim São Lourenço; do Centro de Referência a Saúde da Mulher da Criança e da Mini Cidade do Trânsito que se estendem por anos.
A lista ainda traz a construção da UBS do Taboão e de um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no Jardim Iguatemi/Green Park. Está programada a construção de uma ponte na Travessa Araci, na região central, e estão listadas a construção da área de lazer no entorno do piscinão da Euzébio Savaio; revitalização do entorno do Lago do Orfeu (depende do término da obra da barragem); pavimentação de ruas do Programa Nossa Rua: Portal São Marcelo, Recanto das Montanhas, Bosque das Pedras, Chácara Julieta Cristina, Jardins (Recanto Elizabeth), Núcleo Habitacional Padre Aldo Bolini, Uberaba e Pinheirais; construção de creches na Planejada II, Jardim Bonança e Jardim Cedro; construção de ponte da Rua Felipe Siqueira, no Taboão, Casa do Autista – Bragantea, academia de musculação no Ciles do Lavapés, reforma do Ciles do Parque dos Estados, instalação de energia fotovoltaica e climatização em várias escolas, implantação da Secretaria de Mobilidade, Segurança e Agiliza, a reforma Ginásio de Esportes Agostinho Ercolini, no Jardim Recreio, a ampliação e instalação de fotovoltaica na E.M. Francisco Murilo Pinto, Águas Claras, a ampliação e reforma da EM Dalva Carmignoto da Graça, no Jardim da Fraternidade, a cobertura da Academia da Saúde no Parque dos Estado e cobertura da Locomotiva no Lago do Taboão.
Falta recurso
Já as 11 obras que, segundo a administração, tem projetos e precisam de recursos para sua execução são importantes para o desenvolvimento da cidade. Entre elas a Implantação de via ligando a Estrada Antonio Moreno com a Bragança/Itatiba, a construção dos Piscinões do Euroville e do Atacadão, o alargamento da Avenida Salvador Markowicz; a recuperação de muro no Lago do Taboão, a construção de Creche do Bom Retiro, a substituição de pontes da Daniel Peluso, Aquiles Bianchi e Popó, a construção de nova escola no Taboão e a drenagem da região do aeroporto.
Em andamento
Segundo a administração, 23 obras estão em andamento e devem ser concluídas em 2024. Entre elas a secretaria de Obras lista apenas duas com mais de 90% de execução, a construção do muro de contenção em gabião no Ribeirão Lavapés (95% executada) e a construção de quadra externa no Estádio Municipal (90% realizada). A drenagem Euzébio Savaio, será iniciada dia 8 de janeiro, conforme solicitação dos comerciantes.
No rol das obras atrasadas está o Centro de Tradições Nordestino, com 70% de suas obras realizadas e a barragem do Lago do Orfeu, que está 75% executada. Ambas as obras deveriam ter sido entregues em agosto e dezembro, respectivamente.
As demais obras listadas pela Pasta não têm uma previsão de conclusão. Estão em andamento as obras do Parque Linear do Jardim Europa e prolongamento da Avenida Oswaldo Assis; Pavimentação de ruas no Centro Industrial Rafael Diniz; Reforma da Praça Virgílio Antonio di Nizo, Santa Luzia; Avenida Atílio Menin – trecho 1 – com obras da ciclovia, desapropriações e licitação para o muro em andamento; Nova base do Corpo de Bombeiros; Complexo Turístico de Esporte e Cultura Urbana, no Lavapés; Acessibilidade das calçadas da Avenida Antônio Pires Pimentel; Revitalização do entorno do Lago da Hípica; Construção da UBS da Penha; Construção de quadra poliesportiva na Penha; Reforma da Estação Ferroviária do Curitibanos; Parque Verde Planejadas – Contrapartida do Loteamento Bonança Ipê; Reforma da E.M. “Antônio José da Fonseca”, no Planejada; Reforma dos Campos de Futebol Campo Novo Paulista, Iguatemi, Penha e São Lourenço.
Estrada Legal
O balanço ainda aponta o recapeamento asfáltico de 115.650m² de estradas rurais através do Programa Estrada Legal. Outros 165.290 m² foram recapeados pela primeira fase do Programa de Melhorias de Vias Públicas – PMVP. Para a segunda fase estão na lista as estradas municipais Oswaldo Buoso; Sebastião Alves De Oliveira; Julia Pinheiro De Souza; Manoel Martins Barboza (Mané Carvoeiro); João Bueno De Oliveira; Agenor Luiz Gonçalves; Estrada Campo Menin e bairro Bacci.
Obras entregues
De janeiro a dezembro a administração entregou 23 obras e a 23ª, a Ponte e o Jardim Japonês, no Lago do Taboão, será entregue nesse sábado (30), marcando a última entrega de obra do ano. Antes, no início do mês, a administração entregou a reforma do Centro de Convivência do Idoso e inaugurou o CILES “Darcy Santecchia Beltrame” e a reforma da quadra esportiva “Aparecido Nunes de Moraes”, ambos no bairro da Marina.
Em uma linha temporal, a administração inaugurou em janeiro, o Centro de Capacitação e Treinamento “Wanda Lonza Del Roio”, no Henedina Cortez, maior centro de capacitação da região que permite que a população tenha um espaço gratuito com toda a infraestrutura para receber qualificação profissional. Na área de esporte e lazer, foi inaugurada a Tirolesa no Lago do Taboão.
Em fevereiro, a administração focou os investimentos na sustentabilidade e entregou o sistema de geração de energia fotovoltaica na Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid, no Padre Aldo Bolini. A iniciativa foi piloto e agora as outras escolas devem receber a melhoria. Ainda na Educação, a administração realizou reformas dos telhados das Escolas Municipais Profa. Zitta de Mello Barbosa, na Penha e Profª. Eliana Peluso Sperandio, no Jardim Anchieta. Por fim, foi inaugurado o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, no Uberaba.
Em março a comunidade do Santa Amélia recebeu a reforma da Praça Manoel Teodoro. A Prefeitura também inaugurou a construção da quadra poliesportiva coberta na E.M. Profª. Creusa Gomes de Azevedo. Em abril foram entregues 28 casas do Programa Vida Longa, no Vista Alegre, denominado “Olinda Salaroli Cerqueira”, e inaugurado o Viveiro Floresta do Amanhã “Paulo Roberto Soriano Acedo”, no Tanque do Moinho.
Em maio, a administração entregou o projeto piloto de climatização da E.M. Prof. Fernando Amos Siriani, no Jardim da Fraternidade, e a reforma da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Hípica Jaguari. Além disso a ciclovia no trecho da Avenida Alberto Diniz recebeu iluminação e a Prefeitura também entregou.
Em junho, a Praça de Esportes “Marco Aurélio Taffuri Garcia”, no Jardim São Miguel, uma das maiores praças esportivas da região Oeste, foi entregue para a população. Em julho, a administração lista a entrega da revitalização do Estádio “Lincoln Rodrigues Siqueira” (campo do Esporte Clube Santa Luzia) e a ampliação da E.M Prof. Carlos Frederico dos Santos Silva, no Jardim São Miguel. Em agosto, foram finalizadas a pavimentação das ruas Lygia Aparecida Suppioni de Almeida, Benedito Pereira de Souza e um trecho da Nassin Bechara, na Hípica Jaguari. No Campo Novo foi entregue a Escola Municipal “Prof. Adelson Azevedo”. Também foi inaugurada a revitalização e reforma do CILES “José Cerqueira”, no Jardim Morumbi.
Em outubro, foi a vez da entrega da controversa e reclamada reforma da Praça José Bonifácio, no Centro. Em novembro foram feitas inaugurações voltadas ao esporte e lazer, com a entrega da pista de Pump Track do Jardim da Fraternidade e inauguração do CILES “Célia de Lima”, no Torozinho.