“O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou 40 minutos antes do Nada. E, então, as multidões despertaram.” (Nelson Rodrigues, escritor, cronista e teatrólogo)
INSENSATEZ
Não raras vezes os políticos abrem a boca para falar bobagens, sem pensar nas consequências. O ex-presidente Jair Bolsonaro, como forma de atingir o seu sucessor, Lula, disse no final de semana, comparou o governo atual com o tamanho da torcida do Bragantino. Segundo ele, o time ‘quase sem torcida’ poderia ter sido campeão, mas era a primeira vez na história do País em que um presidente era eleito sem apoio popular. Uma antiga frase do ex-jogador e atual senador Romário, se encaixa perfeitamente no pronunciamento do ex-presidente: “Bolsonaro calado é um poeta”. Desde que assumiu o governo do Brasil, em 2018, o ex-capitão é um exemplo pronto e acabado da ‘voz da insensatez”.
FÉRIAS
Não só os jogadores do Bragantino estão de férias, mas todo o clube. Sobre a montagem do elenco para 2024, nenhuma palavra, silêncio quase absoluto. Na mídia, apenas o interesse em dois defensores do São Paulo e o interesse do Flamengo por Léo Ortiz. E a coisa não vai além disso. A grande imprensa tem dado destaque para as férias dos principais jogadores, uns pelo Brasil e outros em países da América do Norte e Europa.
MERCADO
Vão faltar equipes para a quantidade de jogadores que estão sendo dispensados neste final de ano. Muitos vão ficar desempregados e, outros, terão que reduzir sensivelmente os ganhos para se encaixar nos orçamentos restritos das séries B e C. No Santos, por exemplo, que vai disputar a segundona no ano que vem, alguns atletas já aceitaram salários mais baixos para seguir no elenco.
INTERMINÁVEL
Muitas foram as dadas e promessas sobre o término das obras do Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), que foi terceirizado pela Prefeitura de São Paulo. A garantia da volta do futebol seria na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, prevista para 25 de janeiro, aniversário do Estado paulista. Só que não. A reforma, embora ninguém tenha nada a ver com isso, já que se trata agora de um próprio privado, anda a passos de tartaruga. E o problema terá que ser resolvido pela Federação, na busca por um local em condições para a finalíssima da Copinha.
DE FORA (I)
Dois tricampeões da Libertadores, São Paulo e Santos, não vão disputar o novo Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado nos EUA em 2025. O tricolor ainda tem uma chance, se for o campeão da Liberta em 2024. Os últimos três vencedores, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão com vaga garantida. A América do Sul tem apenas mais 3 vagas, duas das quais praticamente certas para Boca Junior e River Plate, que aparecem à frente dos demais no ranking que a Fifa ainda vai divulgar.
DE FORA
A seleção brasileira feminina vai terminar 2023 fora do Top 10 do Ranking da Fifa. Segundo divulgação feita pela entidade, o Brasil ocupa agora o 11º lugar, sua pior colocação desde 2019. Na última Copa do Mundo o Brasil nem avançou de fase. A nova líder é a seleção da Espanha, pela primeira vez no topo, seguida dos EUA, França, Inglaterra e Suécia.
VEXAME
Brigando na parte de cima da tabela, o Monaco, equipe francesa cujo CEO é Thiago Scuro, deu vexame na rodada de meio de semana. Perdeu para o lanterna Lyon, cujo proprietário é John Textor, o mesmo do Botafogo carioca. Com isso, a briga pelo título ficou mais distante.
MAIORIA
Terminada a sexta e penúltima rodada do Campeonato Amador Série C, a maioria dos clubes já garantiram vaga na fase de mata-mata. A última rodada será disputada no dia 7 de janeiro. Faltam confirmar apenas os classificados do Grupo D.