“Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da Varig.” (Mengálvio, meia do Santos, em telegrama à família, vindo de uma vitoriosa excursão à Europa)
HOJE
O elenco do Bragantino, depois de cinco dias de folga, retorna hoje para iniciar os treinamentos visando a partida de quinta-feira (23), às 21h30, diante do Flamengo, que vai acontecer no Maracanã. A partida foi adiada da 30ª rodada porque a Conmebol fechou o Maracanã para jogos antes que a final da Libertadores fosse realizada.
VOLTA
O atacante Helinho, que cumpriu suspensão automática, volta a ficar à disposição do técnico Pedro Caixinha. Por outro lado, perde Léo Realpe, que está suspenso e foi convocado para defender o Equador nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção dele joga na terça-feira (21).
O TIME
Com as constantes mudanças que Caixinha vem fazendo na equipe titular, mexendo com questões táticas, fica difícil imaginar que começa jogando contra o Flamengo. Aquela formação que vinha encantando todo mundo, de uma hora para outra mudou. E aí vieram os empates e as derrotas, o que tirou a chance da equipe liderar o Brasileirão.
GARGANTA
Seja como for, fato é que a goleada do primeiro turno, com noite inspirada de Henry Mosquera, está até hoje entalada na garganta dos flamenguistas. Querem ir à forra e, se possível, com o Maracanã lotado.
O PRIMEIRO
Ao que parece a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, resolveu abrir a carteira e já trouxe o primeiro reforço para a próxima temporada: o volante argentino Aníbal Moreno, do Racing, muito bem avaliado no futebol sul-americano. Segundo os jornalistas que cobrem o dia a dia do Verdão, mais três ou quatro devem chegar até o final do ano.
FALHOU?
Pelo que se observou durante todo o campeonato brasileiro, as SAFs falharam na maioria dos clubes, hoje brigando para não ser rebaixado: Bahia, Coritiba, Cruzeiro e Vasco não se deram bem com a mudança. Já o Botafogo, embora tenha caído de produção, ainda briga pelo título. Por enquanto as quatro SAFs citadas não deram certo.
OS MESMOS
Quem lê o noticiário esportivo diariamente, se certifica que a mudança de treinadores nos clubes brasileiros envolve sempre os mesmos. Sai de um e muda para outro. Não deu certo antes, mas pode dar agora. E poucos são os que ficam desempregados por muito tempo. Alguns clubes às vezes conseguem bons resultados, mas a maioria…
PLANTAÇÃO
A época de plantar chegou! Plantar notícias fakes sobre a contratação de jogadores para 2024. Vai ser um festival interminável de nomes e, como tem sido nos últimos anos, os grandes atletas vão todos para o Flamengo: Messi, Cristiano Ronaldo, Haaland, Kane, Salah, enfim, a imprensa esportiva não cansa de escrever e dizer que jogadores top vão todos para o rubro-negro carioca. Só que a realidade é bem outra.
CAIXA
A maioria dos clubes das Séries A e B estão aguardando para estes dias a entrada de muita grana em caixa. São aqueles filiados à Liga Forte do Futebol do Brasil (LFF), que já têm os valores definidos. Para muitos, vai ser a salvação. O Bragantino pertence ao outro grupo, Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que até agora não sinalizou dinheiro algum, nem fechou com investidores. Essa novela promete ser longa. Gente experiente no assunto não acredita numa Liga com todos os 40 clubes para tão já.
AMADOR
Tem futebol amador para todos os gostos. Na Série B, começa o mata-mata que vai apontar os quatro semifinalistas. Jogo único, não tem partida de volta. Na Série C, a segunda rodada, com alguns clubes já tentando a liderança isolada. Confrontos agendados para amanhã.
SÓ TRÊS
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou uma nova lista com os melhores times do mundo e três brasileiros ficaram entre as dez melhores do mundo: Palmeiras, Fluminense e Fortaleza. Quem acredita em rankings, principalmente de futebol, tem que engolir mais esse.