A Defesa Civil paulista emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas para todo o estado de São Paulo, previstas entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). De acordo com a nota, as rajadas de vento poderão variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. Há potencial para queda de árvores.
Segundo a Defesa Civil estadual, a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Assim, há condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
“Para as condições de chuvas na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, os acumulados [de chuva] devem ser de 100 mm”, diz o alerta.
Em São José dos Campos, litoral norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira, a previsão é de até 150 mm de acumulado de chuva. Na Baixada Santista, a estimativa é que chegue a 120 mm.Nas demais regiões, os acumulados de chuva devem variar entre 70 mm e 90 mm.
Tempestade e fortes rajadas de vento, com velocidade acima de 100 km/h, provocaram oito mortes no estado de São Paulo no último dia 3. Os bombeiros registraram mais de mil chamados para quedas de árvores e cerca de 21 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo –o apagão durou mais de 100 horas para milhares de pessoas. Com a forte chuva de desta quarta-feira, outra vez, bairros do município de São Paulo ficaram sem energia elétrica.
Em Bragança Paulista – Bragança, junto de outros 89 municípios, faz parte da região administrativa de Campinas. Portanto a previsão, segundo a Defesa Civil, é de temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas. Apesar do alerta do órgão estadual indicar que as rajadas de vento poderão variar, na região de Campinas, entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de, próximo e durante o temporal, ter condições de chegar à 100 km/h em algumas áreas, em Bragança Paulista a previsão é que os ventos sejam de 25km/h no sábado (18) e o volume de chuva seja de 25mm, já no domingo o volume de chuva deve chegar a 31mm e os ventos se mantém no mesmo índice. Mesmo com uma previsão um pouco mais otimista no município, a Defesa Civil orienta para que haja atenção às áreas mais vulneráveis, pois sempre existe o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
O órgão alerta que ao identificar sinais de ventos intensos, é preciso buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. “Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências”, afirma a nota.