“Cidades grandes tem problemas complexos, nas cidades pequenas há problemas constantes. Assim é a natureza da consciência divina dos políticos…subtrair dividendos do caos.” (Médico e Botânico do Renascimento -1.578)
PARTIDO DA RENOÇÃO DEMOCRÁTICA
O ex-vereador Sidney Guedes, deverá ser o presidente da Executiva Municipal do Partido da Renovação Democrática (PRD) criado da fusão do Patriotas e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A fusão se deu por causa da clausula de barreira não vencida pelo PTB nas eleições de 2022 que não elegeu nenhum deputado federal. O Patriotas elegeu quatro.
Em Bragança o Patriotas elegeu dois vereadores: Eduardo Simões, Missionária Pokaia. O PTB também elegeu dois, Claudio Coxinha e Miguel Lopes. Até agora nenhum dos quatro se manifestaram publicamente se permanecerão do PRD ou migram para outros partidos.
PROBLEMAS NA MOBILIDADE URBANA
Não é de hoje que a GB e a GB NORTE têm publicado matérias alertando sobre os perigos permitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Ontem por exemplo, um caminhão arrastou fios de um poste no Jardim São Miguel, comprometeu o poste que ficou pendente sobre a via. Nem a Energisa muito menos a secretaria de Mobilidade Urbana, tomaram providências.
Um fato mais grave ainda, que está sendo objeto de ampla reportagem da Gazeta Bragantina e que será publicada na próxima semana, refere-se à rua Francisco Luigi Picarelli que passou a ser rota para a Universidade São Francisco e HUSF. Uma rua estreita que mal trafega um automóvel com segurança. Para piorar, com o avanço comercial da região, veículos estacionam num dos lados da rua por longo período dificultando o trafego de ônibus, viaturas do SAMU e até de moradores. A Secretaria de Mobilidade Urbana tem a obrigação de agir antes que mais acidentes ocorram, como colisões e dois atropelamentos verificados recentemente.
AÇÃO DO DER
O Departamento de Estradas de Rodagem, Regional de Campinas, está atuando firme na Região Bragantina e Circuito das Águas, recuperando rodovias e repavimentando. Nesta semana, a Rodovia Capitão Bardoino e a Av. Plinio Salgado receberam recape no trecho do Posto do Tasca até o acesso a Rod. Benevenuto Moreto, o que provocou congestionamentos e lentidão nos horários de pico. Fizeram um bom trabalho.
Essa ação constante do DER na região é fruto do trabalho do deputado Edmir Chedid que não se descuida das cidades. Parabéns!
PROJETOS POLÊMICOS
Devem começar a tramitar na Câmara nos próximos dias, três projetos que podem gerar polêmicas e muita discussão. São eles, o que altera o Código Tributário, o que altera as alíquotas de impostos e o Código de Urbanismo que complementa o Plano Diretor.
Acredito que o Código de Urbanismo não deverá ser votado ainda neste ano e, por conter suspeitas de favorecimento a alguns setores, pode até ser judicializado.
O Código Tributário também pode não ser apreciado neste ano por falta de tempo hábil. Se isso ocorrer, será votado em 2024 e, se aprovado, entrará em vigor em 2025.
2024
O próximo ano não será nada fácil em Bragança. As eleições municipais já começam a ocupar espaço nas rodas políticas que se formam veladamente em residências deste ou daquele interessado no pleito.
O fato que sempre chama atenção dos prefeituráveis é que a empresa que mais emprega na cidade é a Prefeitura com cerca de 5 mil servidores. Traduzindo em votos o potencial de cada família, pode chegar a 20 mil eleitores, ou seja, em torno de 20 por cento do eleitorado bragantino. Pode ser o fiel da balança.
ESPECULAÇÃO
A foto que a Gazeta Bragantina publicou semana passada revelando reunião entre o presidente de honra do Red Bull Bragantino, Marquinho Chedid, Giani Infantino, presidente da FIFA, Alejandro Dominguez, presidente da COMMEBOL e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, gerou especulações entre desportistas. Se Marquinho seguir o legado que o saudoso Nabi Abi Chedid deixou também na área esportiva, em breve poderá estar fazendo parte da direção de qualquer das três instituições. Competência ele tem.
REFFLEXÃO- SALMOS 55:1-23
¹ Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
² Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,
³ Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.
⁴ O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.
⁵ Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.
⁶ Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
⁷ Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)
⁸ Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.
⁹ Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.
¹⁰ De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.
¹¹ Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.
¹² Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
¹³ Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
¹⁴ Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
¹⁵ A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.
¹⁶ Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
¹⁷ De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
¹⁸ Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.
¹⁹ Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.
²⁰ Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.
²¹ As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.
²² Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
²³ Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.