A distribuidora Enel São Paulo informou nesta terça-feira (7), que 200 mil unidades consumidoras, das 2,1 milhões impactadas, ainda aguardam a retomada do serviço. Porém, foi informado que a energia foi restabelecida para mais de 90% dos clientes afetados pelo apagão decorrente da tempestade que atingiu São Paulo na última sexta-feira (3).
Em nota, a empresa afirmou ter colocado quase três mil profissionais nas ruas para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para “quase a totalidade dos clientes” ainda nesta terça. Disse ainda que, devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação se dá de forma gradual.
A tempestade que assolou a cidade de São Paulo e região metropolitana, com ventos de até 150km/h, ocasionou na morte de oito pessoas, na degradação de inúmeros estabelecimentos, desabamentos, queda de árvores e danos na estrutura de prédios e residências da cidade de São Paulo e outros municípios, além da interrupção do fornecimento de água. O prejuízo para a população pode ser considerado inimaginável.
Segundo boletins da Defesa Civil estadual, municipais e o Corpo de Bombeiros, divulgado na segunda-feira (6) foram registrados mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.
Apesar de ter sido uma chuva atípica, a mesma é um alerta sobre o avanço do caos climático, que assola inúmeras partes do mundo e acabou mostrando o quanto a cidade de São Paulo e região metropolitana não estão preparadas para desafios como este. A lentidão das empresas responsáveis pela energia e fornecimento de água para prestar os serviços de auxílio aos atingidos e o posicionamento do governo perante a tragédia são preocupantes.
Para falar com a Enel – O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.
Informações Ag. Estado; Defesa Civil; Ag. Brasil