Representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Bragança participaram na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), do I Fórum da Mulher Paulista, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que teve lugar no Memorial da América Latina. O objetivo do Fórum é expandir o modelo estadual de atenção à população feminina para as 645 prefeituras do Estado e debater os principais tipos de violência que afetam as mulheres e como acontecem os ciclos dessas agressões. O evento reuniu cerca de 800 pessoas entre gestores municipais, parlamentares e profissionais dos setores de desenvolvimento social, saúde e segurança.
Bragança esteve representada pela presidente do Fundo Social e pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Francine Pereira, e a chefe da Divisão de Comunicação Social e coordenadora adjunta da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Bárbara Quadrini.
No primeiro dia, especialistas de diversas áreas abordaram temas como as formas de violência enfrentadas pelas mulheres: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, cibernética e política; orientação para o atendimento às mulheres; estratégias no combate a violência e o esclarecimento de dúvidas. Demonstrações práticas dessas situações foram representadas na peça teatral “Faces da Violência”, através da Companhia Artística Nissi, com 23 anos de experiência.
A programação prosseguiu na quinta-feira, com palestras sobre violência moral, sexual e política, além de um workshop da secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, sobre como implementar Organizações de Políticas para as Mulheres (OPMs) municipais.
Os participantes tiveram a oportunidade de enviar perguntas e preencher um questionário com o panorama atual do município. As respostas serão utilizadas para aprimoramento ou criação de políticas públicas para as mulheres.
Segundo Francine Pereira, essa foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias. Além disso, reforçou que neste ano, Bragança Paulista realizará o V Fórum da Mulher, em novembro. “Estamos no V Fórum da Mulher, que envolve agentes dos segmentos de segurança, saúde e assistência social, por exemplo. O enfrentamento da violência contra mulher é uma das prioridades da Prefeitura, com ações voltadas ao tema, audiências públicas, reuniões, projetos e distribuição de material”, finalizou.
Selo – Recentemente, foi lançado o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher” em Bragança Paulista, com objetivo de incentivar os estabelecimentos comerciais, especialmente bares, restaurantes e casas noturnas, a adotar práticas que contribuam para a prevenção da violência de gênero, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres. As empresas interessadas poderão retirar os cartazes na sede do Fundo Social de Solidariedade (Rua Dr. Freitas, 835, Matadouro). Informações: 4035-0010.
Em Bragança Paulista, a mulher pode procurar ajuda através – Telefones de Emergência 192 e Disque Denúncia 190; – Fundo Social, localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro, telefone 4035-0010; – CREAS, localizado na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, Lavapés, telefone 4604-1549; – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Avenida dos Imigrantes, nº 9, Praça 9 de Julho, Taboão, telefone 4033-3795; – Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha), telefone 153; – Polícia Civil – Plantão 24 horas, telefone 4034 7420 e Polícia Militar – Plantão 24 horas pelo telefone 190.