As Secretarias Municipais de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Desenvolvimento dos Agronegócios, realizou na quinta-feira (17) a solenidade de assinatura do contrato de concessão do Mercado Municipal “Waldemar de Toledo Funck” à empresa Plataforma 15 Terminais Rodoviários Ltda. – EPP. O prazo da concessão é de 10 anos, podendo ser prorrogado. Com a assinatura do contrato, a empresa Plataforma 15 tem 30 dias para apresentar o seguro predial e de responsabilidade para então receber a transferência da posse e começar as operações no Mercadão.
A Concorrência Pública nº 004/2022 foi realizada em abril e a concessão será para os serviços públicos de exploração econômica e comercial, conservação, manutenção, operação e gestão do Mercado Municipal.
“Assinamos esse contrato para darmos ainda mais qualidade ao atendimento ao público. Temos permissionários com décadas de trabalho ali e queremos que eles continuem recebendo atenção. Além disso, o Mercado é um patrimônio da cidade e essa concessão vai fomentar a economia e o agronegócio de Bragança Paulista”, ressaltou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
A Secretária de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Stefania Penteado Corradini Rela, destacou que a Prefeitura não vendeu o Mercado Municipal, mas sim realizou um contrato de concessão, por tempo determinado. “A Prefeitura tinha um custo mensal de R$ 70 mil a R$ 80 mil para a manutenção do local. O que recebia dos permissionários não cobria. Agora, além de não ter gastos, a Prefeitura receberá uma porcentagem do faturamento mensal.
O gerente da empresa vencedora, Fábio Menezes, contou que a Plataforma 15 tem expertise em terminais rodoviários. “É um perfil de mercado parecido. Aqui em Bragança Paulista nós daremos prioridade aos permissionários que já estão no Mercado. Haverá inclusive um período de adequação para eles. Vamos ainda agregar novos boxes e comércios, ampliar o horário de funcionamento e padronizar o atendimento, incluindo uniformes. O objetivo é atrair mais público e fazer com que a população se sinta segura no espaço. Também ressaltamos que todos os funcionários a serem contratados serão de Bragança Paulista”.
O Deputado Estadual Edmir Chedid lembrou os 136 anos do Mercadão. “É uma história bonita de desenvolvimento de nossa cidade e com a concessão, pode se desenvolver ainda mais, criando empregos, melhorando o atendimento e proporcionando mais oportunidades aos produtores rurais”.
A concessão visa assegurar ao Poder Público e à população a prestação do serviço de forma adequada e eficiente. Além disso, tem como objetivo proporcionar aos produtores familiares rurais de Bragança Paulista e região um local com infraestrutura e boa operabilidade para a comercialização de seus produtos, num espaço estratégico e adequado para atendimento das demandas quanto aos produtos oferecidos pelos agricultores e desenvolver o comércio, a agricultura, a arte, a cultura, geração de emprego e renda.
O Mercado Municipal “Waldemar Toledo Funck”, o tradicional Mercadão do Centro, foi construído em 1887 e tem grande relevância histórica, turística e comercial. Em 2022, o Governo do Estado e a Prefeitura de Bragança Paulista entregaram obras de reforma e revitalização do prédio.