“Nós jogamos alegremente, eles disputaram o título.” (Ferenc Puskás, o maior jogador húngaro da história, sobre a derrota da Hungria na final da Copa de 1954 para a Alemanha)
#FORÇA INTERIOR
Coincidência ou não com a saída de Thiago Scuro, o Bragantino lançou a campanha #Força Interior, uma forma de reforçar suas raízes em Bragança. O projeto, desenvolvido junto da BETC Havas, conforme o anúncio feito, “traduz o sentimento de desafiar o cenário do futebol unindo time e torcida”. O resultado disso, esperam os dirigentes, resultará no nome da campanha. Destacam no texto que o Bragantino é o único clube do interior no Brasileirão e que representa cada um dos mais de 170 mil habitantes. Que isso resulte de fato em mais apoio do torcedor bragantino.
TORCIDA
Os torcedores do Massa Bruta, a bem da verdade, precisam prestigiar o time quando joga no Nabizão. A média de 3 mil por partida é ridícula e não traduz o sentimento pelo clube. A campanha, sem dúvida, pode dar uma chacoalhada nos mais preguiçosos e fazê-los presentes nas partidas em casa.
ATÉ O FIM
Bragantino e Estudientes parecem determinados a brigar pelo primeiro lugar no grupo, na Sul-Americana, até a última rodada. Isso só não ocorrerá se um deles vencer o confronto direto que farão em La Plata, no próximo dia 7 de junho. Se houver empate, a decisão fica no enfrentamento dos dois piores times, Tacuary (que joga em Bragança) e Oriente Petrolero (que visita o Estudientes). E aí vai ser uma guerra de gols. Quem tiver o melhor saldo, avança. Dificilmente o vencedor, se houver, de Bragantino e Estudientes, deixará escapar a vaga direta na próxima fase.
GOLEADA
Demorou para engrenar, mas o Massa Bruta goleou o Oriente Petrolero na quinta-feira (25), em Santa Cruz de la Sierra. O primeiro tempo foi ruim, com os comandados de Caixinha demonstrando pouca inspiração e vontade de correr. Ainda assim, assinalou dois gols. No tempo final acordou, marcou mais duas vezes e só não ampliou essa goleada por falta de pontaria. Agora tem saldo de gols melhor que o Estudientes, o primeiro critério de desempate no grupo.
AMANHÃ
E nem bem volta da Bolívia, o time já pega o Santos, amanhã, 18h30, no Nabizão, pela oitava rodada. Na classificação o Peixe tem um ponto a mais que o Massa Bruta. O técnico Caixinha deverá manter a mesma formação que vem jogando, porém a baixa pode ser Bruninho, que se lesionou na Bolívia.
QUEM?
Nos bastidores do clube a expectativa é pelo anúncio do nome do novo CEO, que vai substituir Thiago Scuro, de malas prontas para a França. O nome mais ventilado nos últimos dias é o de William Thomas, que acabou de deixar o Inter de Porto Alegre. Mas conversas de bastidores apontam que há outros nomes nessa disputa.
ESTALEIRO
Quase um time inteiro de zagueiros do Braga habitam o Departamento Médico: Léo Ortiz, Lucas Cunha, Eduardo Santos, Natan e Luan Cândido. A esse grupo se juntam mais dois atacantes e um volante, além do zagueiro Lomónaco, afastado. Resta saber se Bruninho assegurou vaga no DM no retorno da Bolívia.
AINDA NÃO
O lateral Aderlan ainda não completou 200 jogos com a camisa do Bragantino na partida diante do Oriente Petrolero. Não entrou em campo. A expectativa é que isso ocorra contra o Santos, pelo Brasileirão, amanhã, no Nabizão.
AMADOR
Nem que todas as forças do universo se unissem conseguiriam colocar Ferroviários, São Lourenço e Santa Luzia no mesmo grupo do Campeonato Amador que começa em julho. Mas um simples sorteio alcançou essa façanha e os três maiores campeões do certame vão disputar vagas na próxima fase em briga direta. As equipes do outro grupo (são dois) gostaram e respiraram aliviadas com a composição que saiu do sorteio.