“Não sei se tenho maior prazer numa relação sexual ou se quando ganhamos do Flamengo.” (Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama)
BOM INÍCIO (I)
Depois de golear na estreia, em jogo disputado no Paraguai, o Bragantino entra em campo hoje, às 19 horas, no Nabizão, para a segunda partida da Copa Sul-Americana. O adversário é o Oriente Petrolero, da Bolívia, que perdeu em casa para o Estudientes, na primeira rodada. Se vencer, o Bragantino dará um grande passo para sonhar com a próxima fase, porque o Estudientes não deverá encontrar dificuldades em golear o Tacuary, jogando em La Plata, também hoje.
BOM INÍCIO (II)
Não foi tarefa fácil, embora a equipe tenha sido melhor durante os 90 minutos. O Bragantino começar com vitória no Brasileirão, no entanto, dá confiança neste começo da mais difícil e emblemática competição do futebol nacional. O retorno de alguns jogadores que estavam há meses no Departamento Médico também ajuda na oferta de opções ao técnico Pedro Caixinha. Vencer o Bahia, de virada, por 2 x 1, foi difícil, mas quem assistiu aos 90 minutos, ficou com a sensação que o resultado poderia ter sido um pouco menos sofrido.
GOLAÇO
O menino parece ser a estrela da companhia nesta temporada, depois de um bom Campeonato Paulista. O atacante Bruninho é a bola da vez e demonstra um repertório vasto em suas atuações. O gol diante do Bahia, como se dizia antigamente, ‘foi de gente grande’. Um golaço que deu mais moral ao atleta e também ao time.
DESTAQUES
E não foi só Bruninho que se destacou na estreia do Brasileirão: o lateral Juninho Capixaba e o volante/meia Matheus Fernandes também brilharam, com atuações muito acima da média. Os três são titulares absolutos e quando Léo Ortiz e Raul voltarem, vão compor uma espinha dorsal de talento, capaz de levar o Bragantino a um outro patamar. Quem também pode estar nessa estrutura é o atacante Eduardo Sasha.
ESTREIAS
Dos três novos jogadores que estrearam contra o Bahia, destaque para Eduardo Sasha que, de quebra, fez o gol da vitória. Os outros dois, Henry Mosquera e Nacho Laquintana, deixaram a impressão de que sentiram o peso da primeira partida, mas que podem agregar valor ao time. Só o tempo dirá.
PRÓXIMO
Pelo Brasileirão, o Massa Bruta volta a campo no sábado, na capital mato-grossense, para enfrentar o Cuiabá, na Arena Pantanal. Pelo que mostrou diante do Palmeiras, os cuiabanos não serão fáceis de serem batidos.
ESCOLA?
A performance do goleiro Lucão foi muito boa. Fez duas defesas importantes, mas passou ao torcedor a sensação de que ou cursou ou está cursando a escola do seu agora reserva, Cleiton. Não sabe sair jogando com os pés. Isso tem se constituído em problema para o time e fez o então titular absoluto cair em desgraça. Será que é tão difícil fazer os goleiros do Bragantino melhorarem nesse fundamento? Treinos nesse sentido não seriam recomendáveis?
CANDIDATOS?
Claro que ainda é muito cedo para qualquer prognóstico. Mas se levada em conta apenas a primeira rodada, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá e Goiás já se mostram favoritos ao rebaixamento.
BASQUETE?
A equipe do Barcelona, da Capital paulista, enfrentou o Bragantino na estreia do Paulista Sub-20, e pagou por aquilo que não devia. O time de Bragança, que faz campanha pífia no Brasileiro da categoria, ocupando a lanterna em seu grupo, resolveu descontar tudo em cima dos blaugranas tupiniquins, e na abertura do certame aplicou um 13 x 0 impensável. Mais quinze minutos de jogo e o placar teria sido de basquete.