O primeiro mês de 2023 praticamente registrou o mesmo número de furtos em geral e de veículos em Bragança, na comparação com janeiro do ano passado. Na soma das duas ocorrências foram 127 registros em 2022 e 149 em janeiro deste ano. Nos últimos cinco anos foi o segundo maior número desse tipo de crime.
Os dados foram divulgados na segunda-feira (27/2) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado). Em relação a roubos, houve aumento de 39%, com o registro de 18 casos este ano e 11 em janeiro do ano passado. Nos furtos, janeiro último totalizou 109 ocorrências e no mesmo mês de 2022 foram 138, queda de 21,1%.
Outros delitos – De acordo com as estatísticas criminais de janeiro, os casos de estupro dobraram (4 em janeiro último e 2 no primeiro mês de 2022), todos contra pessoas vulneráveis (crianças menores de 14 anos, idosos, deficientes ou pessoas sem condições de se defender).
Diferentemente de janeiro do ano passado, neste houve um registro de homicídio doloso (quando há intenção de matar), ante nenhum no mesmo período de 2022. Homicídio culposo por acidente de trânsito também teve um caso, mesmo número de janeiro do ano passado.
Produtividade – Ainda de acordo com a SSP-SP, no primeiro mês do ano as forças policiais prenderam em flagrante 39 pessoas e mais 29 através de mandado. Menor infrator se limitou a um registro em flagrante. Em relação a entorpecentes (porte, tráfico e apreensão) foram 28 casos. Cerca de quatro veículos objetos de roubo recuperados, uma arma de fogo apreendida, 36 flagrantes lavrados e 126 inquéritos policiais instaurados.