“E no oitavo dia Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol.” (Millôr Fernandes, desenhista, escritor e jornalista brasileiro)
QUEM?
Já classificado, o Bragantino espera agora pela definição de seu adversário nas quartas de final: Botafogo ou Santos. Com uma vitória a mais que a Pantera e duas em relação ao Peixe, o Massa Bruta só perde a primeira colocação se perder em Sorocaba e o Botafogo vencer o São Paulo e, de quebra, tirar a diferença de gols: o Bragantino tem (+2) e o tricolor de Ribeiro Preto (-1). Terminando em primeiro no grupo, o jogo único das quartas será em Bragança.
CONFRONTOS
A fase de quartas de final já tem assegurados São Paulo x Água Santa, Palmeiras x São Bernardo e, no grupo B, o imbróglio que só será definido na rodada derradeira: o Corinthians, único classificado, pode enfrentar São Bento, Ituano ou Ferroviária. O curioso é que esses três times também brigam para não cair.
DIREITOS
As conversas de bastidores apontam para a contratação em definitivo do jogador Matheus Fernandes, que realiza um bom Campeonato Paulista pelo Bragantino. Segundo os blogs esportivos, o time de Bragança vai desembolsar R$ 10 milhões para ficar com os direitos econômicos do jogador, que pertencem ao Palmeiras. Não é sempre, mas vez por outra a diretoria do Massa Bruta acerta na hora de contratar.
REFORÇOS
Apesar de novamente avançar à próxima fase do Paulistão, a diretoria precisa trazer mais reforços para a temporada 2023, que vai começar amanhã, de fato e de direito, com a Copa do Brasil. O Bragantino entra em campo na cidade baiana de Feira de Santana. O elenco atual é bem limitado para sonhar com bons resultados na Sul-Americana e Brasileirão. O Campeonato Paulista não serve de parâmetro para essas competições.
COPA
O time de Pedro Caixinha estreia amanhã diante do Bahia de Feira, partida que acontece na linda cidade de Feira de Santana. O favoritismo, claro, é do Massa Bruta, porém as zebras começaram a desfilar mais cedo este ano na Copa do Brasil, com direito a uma enxurrada de técnicos demitidos. Um empate basta para o clube paulista avançar.
GRANJA
O goleiro Cleiton, depois das últimas partidas pelo Bragantino, pode estar abrindo um novo negócio na cidade: uma granja! Isso mesmo, um amplo espaço para armazenar os muitos frangos que tem produzido dentro de campo. Tem falhado além do aceitável para um goleiro de time de Série A do Brasileirão. Enquanto isso, Alex Alves, que foi mandado embora, brilha no São Bernardo. E não me venham com aquela conversa mole de que ‘futebol tem dessas coisas’. Dirigentes com problemas de visão é que conseguem essas proezas.
BANCO
O técnico Pedro Caixinha vai manter Cleiton como titular até quando? Hora do goleiro amargar o banco de reservas, já que se sente sem nenhum outro a lhe fazer sombra. Hora de trocar, dar um descanso e fazê-lo pensar de que forma pode voltar com a boa performance de outras temporadas. As falhas, além de inaceitáveis, tem se repetido com muita constância.
CHANCE
Amanhã o Bragantino II entra em campo no Nabizão pelo Paulista Série A3, precisando da vitória. As três últimas rodadas foram de resultados ruins e fez com que a equipe ficasse de fora do G8. Mais um resultado negativo e a chance de avançar passa a depender de outras equipes e a famosa ‘engenharia’ de resultados.