Rogério Machado
Estamos vivendo em “tempos modernos” ou “pós-moderno” como preferem outros. E, nesses tempos as pessoas vivem com pressa, pois o tempo não para. E mais, parece que a pressa está sempre associada a produtividade, agilidade e até eficiência. Todos precisam fazer tudo rapidamente, pois “tempo é dinheiro”. Assim, o dito popular “a pressa é inimiga da perfeição” já não se enquadra em dias atuais pois, cada vez mais, temos que travar uma batalha contra o tempo.
“Pressa”, de acordo com o Dicionário Aurélio – Século XXI, é uma palavra derivada da expressão latina “pressare” ou “premere”, que traz a ideia de “apertar”. Essa palavra também pode exprimir a ideia de velocidade, ligeireza, rapidez, premência, urgência. Assim, ao dizer: estou com pressa, alguém pode estar dizendo na verdade “estou apertado e tenho que fazer isso com urgência, rapidamente, para não perder tempo”.
Com pressa, as pessoas têm levado tão a sério o tempo presente, o aqui e agora, e suas atividades, que não olham mais para a eternidade. O conceito eternal de imortalidade da alma, para muitos, já não existe mais, e o mais importante é o que se faz neste mundo. Como diria Thomas Kelly: Hoje em dia as pessoas levam o tempo mais a sério do que a eternidade.
É triste ver que o ser humano tem se afastado cada vez mais de Deus pensando e trabalhando cada vez mais para ter e adquirir. A palavra de Deus adverte o homem para sua decisão de dar mais atenção para os dias passados aqui ao invés de pensar na eternidade ao lado do Senhor: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?… Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes” – Evangelho de Lucas 12:20, 22 e 23.
Ainda que você tenha muito a realizar, muito por fazer, deve lembrar-se do Senhor Deus, pois um dia estarás diante dele e bom seria ouvir “Muito bem, servo bom e fiel… entra no gozo do teu senhor” – Evangelho de Mateus 25: 21. Assim, ao invés de pressa bom senso e ao invés de pensar somente no “aqui e agora” ansiar pela eternidade.
Por fim: “Entregue seu caminho ao Senhor; confie n’Ele, e Ele agirá” – Salmos 37:5.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada 2.