O licenciamento de veículos no Estado de São Paulo, de acordo com divulgação feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), terá um custo este ano 7,7% mais caro.
O calendário oficial prevê o início do pagamento no mês de julho, para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, com placas final 1 e 2, placas 3 e 4 em agosto e assim por diante, até o mês de dezembro. Para veículos registrados como caminhão, o início é em setembro, para placas com final 1 e 2, e segue também até dezembro. A taxa a ser paga em 2023, será de R$ 155,23. No ano passado, o licenciamento custou R$ 144,86.
Os que optarem por antecipar o pagamento, o serviço já está disponível, pois o licenciamento é totalmente on-line, por meio do sistema bancário, sem necessidade de comparecer a uma unidade do Detran ou do Poupatempo.
Como licenciar – Desde maio de 2020, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) deixou de ser impresso. Em janeiro de 2021, foi a vez do CRV (Certificado de Registro de Veículo).
Os dados de licenciamento e propriedade foram unificados no CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital), documento de porte obrigatório e que autoriza a circulação do veículo.
Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas os débitos do veículo, como por exemplo IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
Após o pagamento ser confirmado, o documento digital fica disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) e nos sites: www.poupatempo.sp.gov.br – www.detran.sp.gov.br – portalservicos.senatran.serpro.gov.br