Rogério Machado
No chamado tempo de pós modernidade muitos são os males que acometem a sociedade. Por exemplo, se um determinado trabalhador costuma realizar a mesma tarefa diversas vezes ao dia, repetindo-a de forma exaustiva, pode ser acometido de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Um outro trabalhador que é pressionado a cumprir metas cada vez maiores, e com isso fazer horas extras, comer mal e descansar pouco, pode adquirir uma bela gastrite. Mas, além desses males identificáveis há um que muitas vezes a pessoa adquiri e nem se dá conta, apesar de suas consequências. Refiro-me ao estresse.
A corrida contra o relógio, problemas de ordem financeira, hostilidade generalizada, anseio por cumprir metas, medo de perder o emprego e até o trânsito as vezes lento e complicado, são muitos dos ingredientes desse mal moderno chamado estresse. Para a maioria das pessoas ele é inevitável e é responsável pela irritabilidade, insônia, fadiga, falta de apetite, perda de peso e taquicardia, entre outros sintomas, que podem levar a pessoa a depressão, a um esgotamento físico e mental, ou até mesmo a um infarto.
Entretanto, o estresse pode ser evitado se você se esforçar por desenvolver uma vida equilibrada. Algumas atitudes simples podem lhe ajudar a evitá-lo, tais como: uma boa limentação, sono regular e exercícios físicos.
Por outro lado a Bíblia também traz uma receita simples no combate ao estresse. Ela ensina que você não deve estar ansioso ou preocupado por coisa alguma, mas levar suas necessidades em oração, súplica, com ações de graças a Deus, assim, a paz de Deus guardará o seu coração e a sua mente, evitando o estresse (Carta de Paulo aos Filipensses 4:6 e 7). Além disso, para que as tensões não o enredem, é necessário que você pense em “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é correto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Filipenses 4:8).
Certamente, observando essas orientações que a Bíblia dá você poderá dominar as tensões do dia a dia e regular o ritmo de sua vida evitando o estresse. Mas, o mais importante é lembrar-se do Criador, conforme Eclesiastes 12:1, reservando a Ele tempo de comunhão através da oração e leitura da Bíblia. Isso pode ser feito individualmente, onde você estiver, ou coletivamente, reunindo-se com outros cristãos em Igreja. Assim, em comunhão com o Senhor e com o ritmo de vida equilibrado você poderá enfrentar as tensões da vida moderna sem entrar em estresse.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada II