Rogério Machado
Esse ano, como nação, estamos comemorando 200 anos de independência. Também nesse ano teremos eleições gerais envolvendo voto para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais.
A eleição será em 2 de outubro, data do primeiro turno, e o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum dos candidatos a presidente e/ou governador alcance a maioria absoluta dos votos válidos. Nas urnas estaremos exercitando o direito de votar. É quando nós estaremos selando os rumos do país, do estado e também da cidade em que vivemos para os próximos quatro anos, com consequências futuras.
Muitos discutem sobre votar nesse ou naquele canditado a presidência, escolhendo entre o melhor ou o menos ruim, entre o ideal e o possível, mas é bom reforçar que além do voto para presidente da república, nesse ano também vamos votar em governador de estado, deputado estadual, federal e senador. Aliás, são os deputados e senadores que fazem as leis que regem a nação, liberam verbas para investimentos e fiscalizam os atos do executivo, daí a importância desses votos também.
Lembre-se que a eleição será em 2 de outubro e se você está indeciso, o que é natural, não deixe para escolher seus candidatos de última hora. Assim, converse com amigos e familiares e avalie cuidadosamente o caráter do candidato, sua ideologia, sua história, seu passado, suas alianças e envolvimento com o país, com o estado, com a cidade, com as causas que você mesmo abraça e suas crenças. Avalie suas realizações e propostas, seu partido e coligação, quem está por de trás dele e de onde vem o dinheiro de sua campanha.
Em nossa democracia, onde o povo governa através de representantes, o voto é muito importante. Por isso, devemos exercer esse direito votando corretamente. Para mim, é irresponsabilidade não votar, votar em branco ou anular o voto. Assim, creio que vale a pena colocar aqui algumas dicas para o voto de cristãos.
1- Ore e peça a Deus sabedoria para votar. Como cristãos somos milhões de votos, com grande significado. Não negligenciemos isso! Oremos antes de votar. Peçamos a Deus sabedoria na escolha e votemos, na esperança de eleger homens e mulheres que praticarão a justiça, possuirão piedade e serão humildes diante de Deus. A Bíblia nos incentiva a orar por sabedoria: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Carta de Tiago 1:5).
2- Escolha seu candidato observando bem o seu caráter, ideias e a ideologia de seu partido e partidos que o apoiam.
3- Vote naqueles que apoiam propostas que defendem a dignidade do ser humano e a vida em qualquer circunstância, desde sua concepção no ventre materno.
4- Não vote em candidatos com ênfases intervencionistas nas mídias sociais, na esfera familiar, educacional, eclesiástica e artística.
5- Não vote em candidatos que se oponham aos princípios e ensinamentos da Bíblia.
6- Não vote no candidato pela sua eloquência, beleza, charme, simpatia ou carisma. Vote de acordo com suas próprias convicções.
7- Vote em candidatos que demonstrem entender a função primordial do Estado em prover e promover justiça e segurança para todos os cidadãos.
8- Ore para que Deus mude o coração daqueles que estão dispostos a votar em candidatos envolvidos em casos de corrupção e outros crimes.
Dadas as dicas, quero reforçar a importância da oração para escolha de nossos representantes, sabendo que o Senhor, nosso Deus, revelado a nós em Cristo Jesus, tem o controle de toda a situação.
Por fim, após as eleições, ore em favor dos eleitos, para que cumpram seus mandatos com sabedoria, pensando no bem da nação. Lembremos do incentivo do apóstolo Paulo: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1ª Carta a Timóteo 2:1 e 2).
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada II. prrogeriomachado@yahoo.com.br