Bragança obteve excelente nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021 e ficou entre as três melhores da região. As escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) bragantinas obtiveram a nota média de 6,3 na avaliação que foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A melhor colocação ficou com Atibaia, nota 6,8, depois Socorro, nota 6,6 e Bragança e Amparo, ambas com 6,3. Outro ponto positivo é que Bragança ficou acima da média nacional, de 5,5 e da estadual, 6,1, e manteve a mesma pontuação de 2019. O município também ficou acima da nota proposta para 2021, que era 5,9.
Desde 2007, quando do início das avaliações, esta é a segunda melhor nota obtida pelas escolas do ensino fundamental de Bragança. Só em 2017 ela foi ligeiramente superior: 6,4. Desde a edição de 2011 que as notas obtidas são maiores que aquelas estabelecidas pelo Inep.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação 1.337 alunos nesta fase escolar de 31 escolas, participaram do IDEB. O índice varia de 0 a 10 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Edições – Divulgado a cada dois anos, as notas obtidas pelas escolas bragantinas nas edições anteriores foram: 2007 (nota 4,0, sem proposta definida); em 2009 (nota 5,1 para a proposta de 4,2); em 2011 (nota 5,3, para a proposta de 4,5); 2013 (nota 5,4, para a proposta de 4,8); 2015 (nota 5,8, para a proposta de 5,1); 2017 (nota 6,4, para a proposta de 5,3) e 2019 (nota 6,3, para a proposta de 5,6).
Segundo o Ideb, as notas foram excepcionalmente positivas, principalmente se levado em conta que a pandemia afetou a média em todo o País, por causa da necessidade de introdução das aulas on-line durante todo o primeiro semestre do ano passado.