VERGONHOSO
Idiotas e homofóbicos também militam em clubes de menor expressão. Enquanto o racismo impera nos campeonatos europeus, em todos eles, sem exceção, no Brasil a homofobia também causa indignação. E a torcida do Bragantino, no domingo, foi uma vergonha. Endereçou gritos homofóbicos ao jogador Pedro Raul logo após este marcar o gol de empate. Se tornou obrigatório, à diretoria, identificar e proibir esses idiotas no estádio.
BURRO, FORA
A torcida do Bragantino perdeu de vez a paciência com o técnico Maurício Barbieri no empate diante do Goiás, em casa. E não faltaram os conhecidos coros de ‘burro’ e ‘fora Barbieri’. O time não consegue mudar sua forma de jogar, já manjada pelos adversários, é bom que se frise, e novamente vem à tona aquela velha afirmação de que não há um elenco capaz de conseguir bons resultados. As substituições, durante as partidas, são sempre as mesmas, porque não há um banco de reservas à altura.
REPERTÓRIO
O modo de jogar do Bragantino fez sucesso há dois anos, mas tinha Claudinho, Ytalo, Cuello, Fabricio Bruno, ou seja, jogadores muito acima dos que estão agora no elenco. Dito isso, o repertório de Barbieri não funcionou sem eles e o que se vê em campo é um time capenga e que dá mostras de falta de preparo físico nos 45 minutos finais. Sem alternativas táticas, vieram muitos empates e derrotas, além das eliminações dos principais torneios.
SEM QUALIDADE
O elenco tem jogadores sem a qualidade técnica necessária para um Brasileirão Série A: Helinho, Gabriel Novaes, Jan Hurtado, Sorriso, Jadsom Silva, Miguel, Léo Realpe, Praxedes, Carlos Eduardo, ou seja, quase um time inteiro. Um clube que pretende sempre estar entre os grandes, disputando títulos e em busca de vaga nos torneios continentais, não pode se dar ao luxo de ter os jogadores acima citados. No caso em particular de Praxedes, é sempre bom lembrar que ele custou aos cofres da Red Bull a ‘bagatela’ de R$ 36 milhões. E desde que chegou, não jogou nada.
DE NOVO
O caso em particular do atacante Alerrandro é algo a se estudar. Vive mais no Departamento Médico do que em campo. E novamente se machucou diante do Goiás. Joga uma e fica fora duas ou três partidas. Enquanto isso, Ytalo foi emprestado ao Bahia.
MAIS DUAS?
A pergunta que o torcedor se faz agora, é se virão mais duas derrotas, porque os próximos adversários são Internacional (jogo em Porto Alegre) e Flamengo (que será no Maracanã). Da forma como vem jogando, o Bragantino pode perder as duas e ganhar a senha de acesso para o temível Z4.
CAMPANHA
Nas últimas sete partidas, estavam em disputa 21 pontos, e o Bragantino conseguiu apenas 4. Marcou 37 gols (5º melhor ataque) e sofreu 34 gols (a 5ª pior defesa). E como tem um ataque que não funciona, o artilheiro do time é o lateral esquerdo.
AJUDA
O Palmeiras é líder com folga, tem excelente campanha, mas ainda assim conta com a ajuda dos seus mais diretos concorrentes ao título. Toda rodada dois ou três escorregam e o Verdão vai abrindo vantagem. Quando joga com dez, ainda assim vence ou empate. Difícil tirar o 11º título Brasileiro do alviverde.
AGORA VAI?
Finalmente agendada reunião que vai colocar um ponto final no imbróglio envolvendo Nacional do Toró e o Santa Luzia pelo Campeonato Amador Série A. O alviverde da Santa Luzia ganhou sobrevida em instâncias superiores do Tribunal de Justiça Desportiva, que determinou novo julgamento pela Comissão Disciplinar da Liga Bragantina de Futebol. Vai ser na sexta-feira (23), às 18 horas, e chama a atenção o local designado: Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil. Ou seja, todos prevenidos para que não existam ânimos mais exaltados. A lembrar que dentro de campo, o Ferroviários ficou com o título. Em caso de vitória do Santa Luzia na Comissão Disciplinar, muda a configuração da fase semifinal e ao invés do Nacional, o Ferroviários voltará a campo para enfrentar o Santa Luzia. Nessa história toda, por enquanto o Vila Aparecida é o único garantido na decisão, se houver.