O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou no dia 1º de agosto a coleta do Censo Demográfico de 2022. O apoio a esse trabalho de coleta de dados é fundamental para retratar o país da melhor forma possível. A Prefeitura de Bragança tem orientado a população a atender o recenseador que passar nas residências em busca de informações
O Censo é uma pesquisa feita em todo território nacional e objetiva contar quantos somos, onde e como vivemos, de onde viemos, se e onde trabalhamos, nossa educação, religião e mobilidade, entre outros tópicos. As informações obtidas atualizam dados de todo o Brasil, fornecem suporte a políticas públicas e decisões empresariais, fomentando nossa cidadania.
A identidade dos recenseadores – Os recenseadores estarão uniformizados com boné (1), colete (2), crachá (3), bolsa (4) e aparelho celular do IBGE conforme imagem abaixo. No crachá existe a matrícula do recenseador, consulte a matrícula, RG ou CPF no site: “respondendo.ibge.gov.br” para confirmar a identidade. Se preferir, é possível ligar na Central de Atendimento do IBGE: 0800 721 8181 e informar o número de matrícula, o RG ou o CPF do recenseador.
Questionário básico e Amostra – Nas entrevistas, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatório é feito automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.
Entrevistando o morador – Caso seja necessário, durante a entrevista, consultar algum documento por conta de o morador não lembrar alguma informação como data de nascimento, por exemplo, não há necessidade de entregar o documento para o recenseador. O próprio morador deve consultar e informar. Além disso, o IBGE nunca solicitará números de contas bancárias ou senhas. O recenseador ao passar nas casas tentará fazer preferencialmente a entrevista presencial. Quando não for possível a entrevista no momento da visita, a coleta poderá ser feita também em outro horário, através do telefone ou ainda na modalidade coleta pela internet.
O Trabalho do Recenseador – O recenseador não é prestador de serviços e não deve ser tratado como tal. O recenseador é um servidor público credenciado e está autorizado a trabalhar fora do horário comercial, inclusive aos finais de semana e feriados, principalmente para atender as famílias que só ́ estão disponíveis em casa nessas situações.
Sigilo das informações – As informações prestadas ao IBGE são sigilosas. Nenhuma resposta será divulgada individualmente. Além disso, a lei garante também que essas informações não podem ser usadas para fins comerciais ou como prova em processo de qualquer natureza. As respostas individualizadas de cada entrevistado não são compartilhadas com outras instituições governamentais, empresas, entidades ou pessoas físicas. O acesso a esses dados é restrito aos profissionais do IBGE que atuam na pesquisa.