Em continuidade às tratativas na área da Saúde, que se iniciaram em 2020, a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, esteve em reunião na semana passada com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Rubens Emil Cury, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, agendada pelo deputado Edmir Chedid.
Durante o encontro foram reforçados os pedidos de instalação do Hospital Regional, que atenderá a Região Bragantina e Circuito das Águas, da Rede Lucy Montoro, para proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pessoas com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, e a transformação do AME Atibaia e Amparo em AME+, ou seja, AME Cirúrgico.
“Também levamos outras demandas: pedido de custeio para reforma e adaptação do Hospital Dia do HUSF – Hospital Universitário São Francisco, para atender e internar pacientes psiquiátricos (homens, mulheres e adolescentes) de Bragança e Região, bem como o custeio para a implantação do equipamento de ressonância magnética, que foi adquirido pelo Estado, por intermédio do deputado Edmir Chedid”, enfatizou a secretária.
Histórico – Em visita à Bragança em janeiro de 2020, o então governador em exercício, Rodrigo Garcia, durante assinatura de convênio que autorizou repasse de R$ 15 milhões para melhorias em infraestrutura, falou sobre a unidade Rede de Reabilitação Lucy Montoro, reivindicada pelo deputado estadual Edmir Chedid e se comprometeu a dar andamento a demanda. Na mesma ocasião doou quatro imóveis do Estado ao município, entre eles o prédio anexo à Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis, onde a Prefeitura pretende trazer a unidade Rede de Reabilitação Lucy Montoro. “São áreas que a Prefeitura tinha a posse, mas não tinha a titularidade. Em uma delas o objetivo é ampliar e, eventualmente, buscar a Rede de Reabilitação Lucy Montoro”, comentou Rodrigo Garcia.
Em fevereiro de 2021 nova audiência entre a prefeitura municipal e o governo do Estado debateu o assunto e Marina mais uma vez pontuou a necessidade de se implantar na cidade a unidade da Rede Lucy Montoro, que atende gratuitamente pacientes do SUS. Na mesma oportunidade, além da Rede Lucy, Marina também destacou a importância de um Hospital Regional – que atenderá outros municípios do entorno, e disse que Bragança Paulista e o Circuito das Águas não pertencem a nenhuma Região Metropolitana, o que as tornam “isoladas” no atendimento à saúde pública. “Nós ainda dependemos da assistência de hospitais pertencentes a outras Regiões Metropolitanas ou aglomerados urbanos, os quais, além da distância, não possuem capacidade para atender a demanda existente”, declarou.
Nova visita – Em abril do mesmo ano, em nova visita à Bragança, Rodrigo Garcia e o secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, foram cobrados para instalação das unidades de saúde no município. À época, a administração municipal declarou que a unidade da Rede Lucy Montoro é uma de suas prioridades. Jean Gorinchteyn afirmou durante coletiva à imprensa que o Governo do Estado tem o compromisso de abrir novas unidades de rede de reabilitação. “Nós já tínhamos um olhar para essa região para a abertura de uma unidade Lucy Montoro, mas com o advento da pandemia foram deixadas para outro momento a plenitude de assistência e ação. Vamos retomar esse projeto para que a região tenha uma unidade da Rede Lucy Montoro em breve”, finalizou.
Representante da região, o deputado estadual Edmir Chedid, em março deste ano, cobrou mais uma vez o Governo do Estado “Esta foi uma oportunidade muito importante para discutirmos não só as reivindicações, mas também as pendências do governo estadual com os municípios. Afinal, houve o compromisso formal do Poder Executivo em diversas ocasiões e agora precisamos saber o que de fato será ou não realizado em benefício da nossa comunidade”, comentou Edmir Chedid. Durante a reunião, o parlamentar voltou a destacar a preocupação com unidades regionais de saúde pública, entre elas, a instalação do Hospital Regional e dos serviços de reabilitação da Rede Lucy Montoro, em Bragança Paulista.