Por Claudio de Moraes
Um dos nomes mais respeitados no Brasil no Muay Thai – Arte Marcial Tailandesa, Munil Adriano, vive em Bragança Paulista com sua família desde os 9 anos e aqui consolidou sua carreira de atleta e empresário.
Munil começou a trabalhar cedo ajudando seus pais num bar e mercearia na cidade
, infelizmente seu pai faleceu cedo em decorrência de um enfisema pulmonar.
Em 28 de janeiro de 1998, começou, como hobby, a treinar Muay Thai. Em 1999, aos 16 anos, foi trabalhar no MC Donalds onde teve seu primeiro emprego registrado e ficou por 3 anos.
Em 2002, começou a atuar no ramo de artes marciais se especializando nas modalidades de Boxe Tailandês, kickboxing e MMA, tendo em seu card 81 lutas.
Logo após deu início a sua carreira de empresário do ramo de lutas e criou a equipe INSIDE MUAY THAI, que hoje possui 90 filiais espalhadas pelo Brasil. Sua academia matriz, uma das mais modernas e equipadas do Brasil, está instalada no Jardim América em Bragança Paulista.
Munil, ainda é presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai/Boxe Tailandês e promotor do Fight Pró Championship, um dos maiores eventos de MMA do País, que emprega em cada evento, mais de 300 profissionais. Vários eventos são realizados por ano o que movimenta alunos e profissionais de várias de todo Brasil.
Munil se tornou referência na área, e, anualmente, busca seu aprimoramento na Tailândia, berço do Muay Thai, e junho deste ano, foi graduado pelo mestre Pud Pad Noi, (hall da fama), a grau DOURADO, que é o grau máximo do Muay Thai no Brasil, sendo então a pessoa mais jovem da história a conquistar tal feito.
Ele falou para nossa coluna Artes Marciais em Destaque e contou um pouco sobre sua trajetória.
AMD: Sabemos que o Muay Thai, é uma luta originaria da Tailândia. Quantas vezes você já foi para lá e com que frequência?
Munil: Exatamente. O Muay Thai é um esporte criado e tradicional da Tailândia, eu fui para lá 6 vezes e hoje em dia, vou 2 vezes ao ano pelo menos para me manter por dentro de tudo no esporte, e também, a negócios.
AMD: Qual a importância desta interação Brasil/Tailândia e o que diferencia dos professores de Muay Thai que não mantém esta conexão?
Munil: A cada viagem para lá, faço mais ligações entre os dois países. Em junho deste ano, na Tailândia, tive uma reunião com o Samart, hall da fama do Muay Thai, futuro secretário de esportes da Tailândia, firmei uma parceria com a WBC Muay Thai, e agora, a Confederação que presido, a CBMT/BT tem esta importante parceria, que poderá gerar bons frutos neste esporte no Brasil.
AMD: Um profissional de Muay Thai, consegue viver bem, exercendo somente esta função profissionalmente?
Munil: Somente competindo não. Mas somando as lutas com as aulas, trabalhando bastante, com certeza pode ganhar tão bem quanto um médico, por exemplo.
AMD: Como saber se a pessoa está entrando numa academia com profissionais qualificados na área do Muay Thai?
Munil: Pergunte para ela se a academia é confederada. Se o professor é confederado. Peça para que lhe mostre os certificados válidos ao ano vigente, daí você terá a certeza de estar numa boa academia.
AMD: Vimos que você foi graduado como Grão-Mestre na sua última ida para a Tailândia agora em junho. Fale um pouco sobre o que isto muda sua vida.
Munil: No total, são 16 graduações no Muay Thai. Com este feito, estou na 15ª graduação. Nunca imaginei que chegaria a este nível, muito menos tão jovem e sendo graduado por um mestre Tailandês.
Sou o graduado a grau dourado mais jovem da história do País. Tenho que ter orgulho disso. Teoricamente, sou a mesma pessoa, mas com uma graduação diferente. Na prática, isto me motiva ainda mais para dar o meu melhor pelo Muay Thai, não apenas da INSIDE MUAY THAI, mas também do País. Vale lembrar que minha última graduação, a 14ª, quando fui graduado a grau prata, recebi também de um grande mestre tailandês, o Dieselnoi.
AMD: Quais os planos para Bragança Paulista?
Munil: Dia 13 de agosto tem o Fight Pro MMA 2, no IECJ (colégio das Madres) a partir das 20h e os ingressos já estão se esgotando. Na primeira edição, sucesso absoluto com mais de 1500 pessoas no ginásio. Dia 18/11 teremos a 3ª edição, no mesmo local. Em setembro temos o campeonato Brasileiro amador. Todos podem se inteirar, acessando as nossas redes sociais, Inside Muay thai, Munil Adriano