A falta de chuva em Bragança e nas demais cidades da região perdura há mais de um mês. A última foi registrada entre os dias 7 e 10 de junho, quando o índice pluviométrico foi de 11,3 milímetros, para uma média histórica de 59,1 mm.
Desde então não choveu mais e, de acordo com o Instituto Climatempo, não há previsão de novas precipitações nas próximas duas semanas. A estiagem deve se prolongar e afetar alguns segmentos da economia local.
O período de mais de um mês sem chuva é o maior do ano, superando o registrado entre o início de maio e a primeira semana de junho.
Caso se confirmem as previsões do Climatempo, além de prolongar a estiagem, vai ser o período mais seco dos últimos anos no município.
O último, com 46 dias de duração, ocorreu justamente entre junho e agosto do ano passado.
Cantareira – Os volumes de chuvas abaixo da média esperada registrados no último verão resultaram em menor recuperação do Sistema Cantareira, que atualmente está com seu nível em 37,5%, que é considerado um estado de atenção.
Manhãs frias e tardes quentes – Os dois extremos vão ser sentidos pelos bragantinos neste final de semana. As manhãs serão frias, em torno de 12°C, e as tardes mais quentes, com os termômetros chegando aos 27ºC.
As previsões são do Instituto Climatempo, que não tem indicativo de chuva até o final do mês. Tempo seco e umidade relativa do ar bem baixa, em torno de 20%, longe da meta recomendada de 60%, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Hoje o sol começa fraco pela manhã, com temperatura em torno dos 12°C, céu com algumas nuvens, tempo que começa a esquentar a partir da tarde, até os 27°C. No domingo, a manhã começa bem mais amena, 19°C, e também tem máxima prevista de 27°C. Não chove nos dois dias.
A semana vai começar com tempo estável, manhã com mínimas entre 12°C e 15°C, e as máximas se mantendo em 27°C. A umidade relativa do ar vai piorar, ficando abaixo dos 20%.