Rogério Machado
Muitos comemoraram na última quarta-feira o “Dia do Amigo”. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro em 20 de julho de 1969, e o governo argentino criou oficialmente o “Dia do Amigo” no ano de 1979. A partir daí a data foi gradualmente adotada em outras partes do mundo. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o “Dia do Amigo” ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990.
Reservado para celebrar a amizade, no “Dia do amigo” as mensagens entre amigos foram trocadas de diversas formas: telefonemas, mensagens no Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.
Falando sobre amizade há uma frase curiosa e uma ilustração interessante. A frase diz assim: Amigo é igual parafuso, só se sabe se é bom na hora do aperto. Já a ilustração conta que um jovem foi intimado a comparecer diante de um juiz muito severo. Não sabendo exatamente do que se tratava, nem o que lhe aguardava, procurou um amigo para saber se poderia ajudá-lo e este lhe disse: você precisa se apresentar diante desse juiz com uma boa aparência, comprarei um terno para você. Ainda confuso, o jovem buscou um outro amigo que prontamente se colocou à disposição para levá-lo até a porta o fórum. Ainda sem saber exatamente o que iria acontecer esse jovem buscou um terceiro amigo que lhe disse: Você já tem um terno para vestir e se apresentar ao juiz, tem um carro que o irá levar até o fórum, mas ainda não tem um advogado, eu serei seu advogado diante desse juiz, eu irei com você até a presença dele e se preciso for irei defendê-lo.
Na Bíblia (a Palavra de Deus) encontramos uma história onde quatro amigos carregam um outro amigo paralítico até o local onde Jesus Cristo estava, a fim de que este o curasse. Chegando ao local constataram ser difícil se aproximarem de Jesus, devido a multidão. Então, subiram até a laje da casa, fizeram um buraco, amarraram a maca e baixaram essa maca em que estava o amigo paralítico até a presença de Jesus. Ali Jesus realizou um milagre e curou o paralítico. Mas, é interessante ver o que diz o texto dessa história. O texto afirma que Jesus Cristo curou aquele paralítico porque viu a fé que os amigos tinham: “vendo a fé deles” – (conforme Evangelho de Marcos 2:1 a 12).
Aquele paralítico teve amigos dispostos e comprometidos em ajudá-lo. Não mediram esforços para isso. Carregaram e conduziram esse amigo até o local onde Jesus Cristo estava, não conseguindo entrar subiram no telhado, fizeram um buraco, baixaram a maca e viram o milagre de Deus a favor do amigo. Foram altruístas, demonstraram amizade, mas mais do que isso demonstraram ter fé; tanto que o texto mostra que Jesus Cristo agiu por causa da fé dos amigos: “vendo a fé deles”.
Diante do exposto pergunto: Você tem amigos que o aproximam de Deus? Seus amigos se esforçam para ver Deus agindo a seu favor? E a recíproca é verdadeira? Você é aquele amigo que quer ver a mudança através da ação de Deus e aproxima seu(s) amigo(s) de Cristo Jesus?
Meu desejo é que você tenha amigos que te aproximam de Deus e que você seja aquele que leva seu amigo mais próximo de Deus.
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada II. prrogeriomachado@yahoo.com.br