O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu 162 vagas para a função de recenseador do Censo 2022, em Bragança. No entanto, o número de candidatos aprovados no processo seletivo, que foi realizado em abril, preencheu apenas 1/3 das oportunidades, ou seja, 52 pessoas, ou 32% que tiveram os nomes aprovados e que devem ser chamados.
A agência local do órgão federal não soube explicar se o IBGE vai decidir por fazer um outro processo seletivo simplificado. A adesão de inscritos foi baixa e o que era para ser uma oportunidade de emprego temporário não sensibilizou as pessoas.
Informações da agência central do IBGE, sediada no Rio de Janeiro, sinalizam que haverá novos editais para completar as vagas não preenchidas. Os contratados serão responsáveis pela coleta de dados nos municípios.
A previsão é que eles trabalhem por até três meses com visitas domiciliares, podendo o prazo ser prorrogado. O salário é por produção, ou seja, quanto mais domicílios visitar e pessoas entrevistar, maior a remuneração.