A febre de progresso e riqueza advinda do café, da construção da Estrada de Ferro Bragantina e da chegada dos imigrantes, transformaram Bragança Paulista em uma cidade moderna e próspera. Graças a esse avanço, o município ganhou o primeiro teatro do interior do Estado de São Paulo, o Carlos Gomes foi inaugurado em 1894 e depois de décadas de abandono, recuperado pela atual administração municipal, passou a ser chamado de Centro Cultural Teatro Carlos Gomes.
Para contar sua história, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inaugura a exposição fotográfica permanente “Memórias – Centro Cultural Teatro Carlos Gomes”.
Pode ser visitada no saguão do prédio e reúne fotografias e reportagens que retratam as diversas fases do prédio que começou como Theatro Carlos Gomes, depois Colégio Diocesano São Luiz, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (Facile) e agora Centro Cultural Teatro Carlos Gomes.
Há também imagens do incêndio ocorrido em junho de 2010 e do período que o prédio ficou abandonado.
A exposição, especialmente pensada em ressaltar a história de um dos principais símbolos culturais e proporcionar uma reflexão sobre a importância da preservação de patrimônios públicos, é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17 horas.
As fotografias que compõem a mostra foram selecionadas a partir do concurso realizado pela Prefeitura em maio de 2021. O Centro Cultural Teatro Carlos Gomes fica na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro.