Imagino que você tenha seu time de futebol do coração, certo? Gosta de reunir os familiares e amigos para assistir aos jogos, mesmo entre rivais. Aproveitam para curtir um happy-hour, tomar uma cerveja e às vezes emendar a noite toda, seja num ponto comercial ou residencial. Já é da nossa cultura essa socialização, mesmo sendo jogos sem muita importância. Apenas um detalhe chama a atenção: qual emissora passará o jogo. Cada emissora de TV adquire do órgão competente os Direitos de Imagem e Transmissão. Alguns jogos são transmitidos por TV aberta. Ótimo! Porém, se ao mesmo tempo, outro jogo, seja de maior audiência ou de sede de outro estado, o jogo não será transmitido para seu estado. Para isso temos que assinar o Premier Tv. Infelizmente, nem todos os campeonatos são transmitidos pelo Premier Tv. Logo, devemos assinar (e pagar, claro) o SporTv. Este, por sua vez, também não tem todos os Diretos de transmissão, e por isso temos que assinar também a ESPN, que claro também não possui exclusividade do respectivo campeonato e do seu time. Você então tem que assinar também o TNT Sports. Não vai passar também na TNT Sports? Calma, você pode também assinar o HBO Max. Problema resolvido? Não! Alguns jogos de competição internacional só são transmitidos pela Conmebol Tv. Mais uma assinatura, e ainda da para piorar. As operadoras de TV por assinatura não têm todos esses canais. Você deve ter pele menos duas operadoras, pagando os pacotes integrais para poder ver seu time jogar. Detalhe, são operadoras por satélite, se estiver chovendo muito, o sinal é prejudicado.
Fazendo as contas, para você assistir os jogos do seu time de maneira legal, você deve pagar a mensalidade de aproximadamente R$ 700,00 o mesmo valor que custa um aparelho (vendido em qualquer loja de eletrônicos) de TV pela internet sem qualquer mensalidade e com todos os canais, inclusive filmes, noticiários, documentários, desenhos…
O Estado praticamente incentiva a população a fazer coisa errada. A carga tributária, os Diretos Trabalhistas, a ´´agilidade“ do funcionalismo público… tudo encarece e ´´obriga“ a população a agir por conta. Só para abrir uma empresa no Brasil, além do contador, dos certificados, dos alvarás… há um tempo médio de 140 dias. Na Austrália, abre-se uma empresa apenas pela internet em aproximadamente 4 dias. Já para fechar uma empresa no Brasil, a burocracia é ainda maior, além, claro, dos processos trabalhistas que o empresário sofrerá por anos. Por isso, a informalidade aqui é tão grande.
Fazer a coisa certa no Brasil, além de caro, você ainda é visto como tonto.