O Saúde Digital, sistema de telemedicina, começou a funcionar na última sexta-feira (14), com agendamento de consultas on-line para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), em casos de sintomas de síndrome gripal e Covid-19. Os pacientes devem, no entanto, ficar atentos a algumas informações, para que o atendimento seja realizado com sucesso.
Ao acessar o sistema é preciso preencher um cadastro, com os dados corretos, especialmente o endereço de e-mail. Deve ser colocado um e-mail válido e que o paciente acesse com frequência, pois a confirmação da consulta e o link para a videochamada são exclusivamente pelo e-mail informado.
Também é preciso atenção ao número do Cartão do SUS. Quem não sabe o número pode consultar on-line no Conect SUS – https://conectesus-paciente.saude.gov.br e quem não tem o cartão deve ir até um posto de saúde para fazê-lo.
É fundamental que o paciente participe da videochamada no dia e horário marcados. A ausência impede a vaga de outros pacientes que necessitam do agendamento. Caso o paciente não precise mais da consulta deve desmarcar com antecedência no sistema, desta forma, abre a vaga para quem precisa.
Para confirmar o agendamento é necessário ter um celular com câmera, ou qualquer outro equipamento que tenha câmera, como tablets, notebooks, dentre outros, pois o atendimento é exclusivamente por videochamada. Também é preciso que o microfone do aparelho esteja funcionando, para a conversa com o médico. E que haja acesso à internet.
Quando o paciente não conseguir acessar a videochamada, por algum problema técnico, deverá realizar um novo agendamento. O tempo de duração das consultas tem sido em média de 15 minutos.
O Saúde Digital funciona das 8h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos). Agendamento no site https://www.braganca.sp.gov.br/ – basta clicar no banner que identifica o programa.
O objetivo da utilização da telemedicina pela Secretaria Municipal de Saúde é desafogar os atendimentos de síndromes gripais e sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Davi e Bom Jesus. A atenção médica de casos suspeitos e leves poderá ser feita por meio de uma videochamada, sem a necessidade do paciente se deslocar até a unidade. Caso o médico verifique a necessidade de uma atenção especializada e presencial, orientará o paciente na vídeo consulta a encaminhar-se até a unidade de saúde mais próxima.