SORRISO
O Bragantino foi rápido e certeiro e contratou o destaque do Juventude no ano passado, o atacante Sorriso. Tinha gente mais graúda na parada, como o Galo mineiro, mas o Massa Bruta levou a melhor. A vinda do jogador, de certo modo, tira um pouco da prioridade da contratação em definitivo de Cuello. Até o fechamento desta coluna, nenhuma novidade envolvendo o jogador argentino havia sido divulgada.
INOPORTUNA
Uma reportagem que o GE certamente conseguiu junto à diretoria do Bragantino, veiculada na quarta-feira (19), foi a mais inoportuna possível. Falou sobre a transferência de Artur para a Europa, citando vários clubes interessados e, em especial, a preferência do patrocinador, Red Bull, pela ida ao Leipzig, da Alemanha. O Massa Bruta nem bem iniciou o ano em que vai ter várias competições importantes, e já se fala em transferência de seu principal jogador, ainda que seja no meio do ano. Se a mudança ocorrer de fato, ele larga o Bragantino em meio à Libertadores e Brasileirão. Ou seja, tipo da reportagem para criar animosidade no elenco. Faltou tato à diretoria ao antecipar o assunto.
ESTRANGEIROS (I)
Na falta de notícias concretas, a reportagem do GE publicou na quarta-feira (19), que o Bragantino conta em seu elenco com cinco jogadores estrangeiros, citando nominalmente os zagueiros Léo Realpe (Equador) e César Haydar (Colômbia), o volante Emiliano Martinez (Uruguai), o atacante Jan Hurtado (Venezuela), mas o GE cravou que ele era colombiano, e errou, e o mais novo contratado, o lateral José Hurtado, equatoriano. O texto só não disse que nenhum deles foi titular em 2021, exceção do novo Hurtado, que chegou esta semana.
ESTRANGEIROS (II)
De todos eles, pode ser que o lateral venha a ser titular e, dentre os demais, chances para Emiliano Martinez, ainda que pequenas e Cuello, se o clube conseguir efetivar sua contratação. Os demais seguem sendo reservas, e de qualidade muitíssimo duvidosa, como se viu ao longo do ano passado.
GOLEIRO
A contratação de mais um goleiro jovem, 20 anos, Lucão, vindo do Vasco da Gama, ao que parece sem custos, de certo modo causou surpresa, pois além do titularíssimo Cleiton, estão no elenco o experiente Júlio César e o outro novato, Maycon Cleiton, que ainda não teve o gostinho de jogar pelo profissional.
QUINTETO
Dos cinco jogadores disponibilizados pelo Bragantino no início do ano, Vitinho, Thonny Anderson, Chrigor, Morato e Lucas Ramon, os três primeiros já estão de casa nova. O meia Vitinho foi para o Guarani de Campinas, Thonny se acertou com o Coritiba, que este ano vai disputar a Série A do Brasileirão e o atacante Chrigor fechou com o Novorizontino para o Paulistão e Brasileirão Série B. Os outros dois aguardam por interessados.
RANKING
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), uma daquelas instituições que organizam rankings, divulgou a lista dos melhores clubes do mundo em 2021. A brasileirada fez a festa, ocupando as melhores colocações. O Palmeiras é o melhor clube do mundo, à frente do Atlético Mineiro (2º), Flamengo (4º), Athletico PR (10º), Bragantino (19º), Santos (23º), Fluminense (26º), Grêmio (36º), São Paulo (49º), Internacional (51º), Atlético-GO (70º), Corinthians (86º) e Ceará (91º). Uma leitura atenta nos leva a uma só indagação: “é para levar a sério esse ranking?”
AMANHÃ
Às 10 horas de amanhã, no Estádio Municipal, será disputada a final da Copa Bragança de Futebol, reunindo as equipes do Santos de Pouso Alegre e o Unidos de Bragança. Para quem estava saudoso do futebol amador da cidade, uma boa chance para ver de perto a definição do torneio.