Com a justificativa de amenizar os efeitos dos altos índices projetados para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA-2022), o Governo do Estado estendeu o prazo de pagamento de três para cinco parcelas, começando em fevereiro.
Os que optarem pelo pagamento à vista, o prazo para quitar é janeiro, com direito a 9% de desconto. Quem deixar para o pagamento à vista em fevereiro, o desconto cai para 5%. Outra novidade é que o pagamento em parcelas também dá direito ao desconto de 5%. Para os proprietários de veículos “zero quilômetro”, no entanto, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Se a preferência foi por parcelar, não haverá desconto.
Calendário – O final da placa é que indica a data de pagamento do imposto, que vai ter início no dia 10 de janeiro (final 1), dia 11 (final 2), dia 12 (final 3) e assim por diante.
Em fevereiro, a cota única ou a primeira parcela, começam no dia 10, observando-se igualmente o final da placa do veículo. A última parcela deverá ser paga no mês de junho.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda, de janeiro a novembro deste ano a receita com o IPVA em Bragança foi de R$ 36.992.235,11. Os dados relativos a dezembro só serão conhecidos em janeiro de 2022.