O serviço de transporte público urbano passará por análise técnica e deve sofrer reformulação, adequando-se às necessidades do município nos próximos anos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está realizando licitação na modalidade Tomada de Preço (nº 042/2021) para contratar empresa especializada na prestação de serviços de engenharia com objetivo de elaborar estudo técnico de avaliação dos serviços de transporte público coletivo.
Além da avaliação, a empresa que vencer o certame deverá elaborar proposta de reformulação, considerando a nova realidade de demanda existente e projetá-la para próximos anos de concessão.
Na terça-feira (14) aconteceu a abertura dos envelopes de documentos e duas empresas apresentaram propostas. A Comissão Permanente de Licitação irá analisar a documentação para dar andamento no processo.
O serviço de transporte coletivo municipal é operado pela empresa JTP Transportes desde 4 de outubro de 2020. O modelo é totalmente integrado, considerando os terminais atualmente existentes e os futuros terminais a serem construídos. O usuário também tem a possibilidade de fazer a integração fora dos terminais, com o pagamento da passagem nos cartões de vale-transporte ou passe comum, em uma janela de tempo de uma hora.
Reclamações – A JTP, tem sido alvo constante de reclamações e denúncias da população. Nossa reportagem já publicou por diversas vezes as reclamações sobre o barulho e transtorno que a garagem da empresa, localizada na Hípica Jaguari, traz aos vizinhos com o barulho insuportável, velocidade dos ônibus, etc. A empresa também foi muito criticada na Câmara dos vereadores, que registrou queixas, como troca de carros novos, por antigos, supressão de horários e linhas, goteiras dentro no ônibus, falta de manutenção na frota, falta de wi-fi, pontos de ônibus que não foram reformados ou instalados. Representantes da empresa, estiveram, em novembro, na Comissão de Permanente de Justiça, Redação, Defesa do Meio Ambiente e do Consumidor da Câmara, para esclarecer todas as reclamações e disseram que a empresa opera em déficit e já recebeu do Executivo R$ 4,5 milhões como compensação, reiteraram ainda o interesse de fazer o melhor para a população.
Pandemia – A concessionária iniciou a operação com frota e atendimentos reduzidos, em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O estudo licitado deve avaliar os serviços e elaborar proposta de reformulação, considerando a nova realidade de demanda existente e projetada após o período de restrição social, bem como o estudo de viabilidade econômico-financeira.
A empresa a ser contratada deverá levantar e consolidar informações sobre o sistema; apresentar uma leitura da situação atual fundamentada nos dados obtidos, considerando ainda os projetos do município que tenham relação com a mobilidade e ou desenvolvimento urbano; apresentar propostas técnicas de aperfeiçoamento dos serviços oferecidos; elaborar análise de viabilidade econômico-financeira das propostas técnicas formuladas; apresentar diretrizes de aperfeiçoamento do sistema, solucionando os problemas identificados e observando as diretrizes do município para o sistema de mobilidade urbana.
Os estudos deverão levar em conta a rede de linhas e trajetos, oferta de lugares, tempo de espera, tempo de viagem, qualidade dos ônibus, qualidade da infraestrutura, atendimento ao cidadão, informação sobre os serviços, acesso ao serviço, gratuidades e produtividade.